Novo sintetizador da Yamaha será apresentado durante a NAMM


yamahamontage2Publicadas no site da empresa e logo depois retiradas, informações sobre o Montage, o novo sintetizador da Yamaha, vazam na rede e a especulação em torno de seu lançamento aumenta

Sabia-se que a Yamaha iria lançar um novo workstation durante a Winter NAMM – que ocorre de 21 a 24 de janeiro na Califórnia, Estados Unidos – mas informações retiradas do site da empresa dão detalhes sobre o produto.

Trata-se de um teclado sintetizador com a tecnologia “Motion Control Synthesis Engine” que unifica e controla dois mecanismos de geração sonora – AWM2 (baseado em sample e síntese subtrativa) e FM-X (síntese por modulação de frequência)  – que podem ser livremente distribuídos em zonas ou camadas em oito partes existentes em uma performance. Cada um dos mecanismos oferece 128 notas de polifonia. A síntese FM-X traz oito operadores e timbres extraídos das séries DX e TX (notícias dão conta que um conversor DX-to FM-X está em desenvolvimento), além da promessa de bibliotecas de sintetizadores Yamaha no site da empresa. O MONTAGE também é compatível com as voices XF do Motif. Um dos grandes atributos do modelo é a memória flash de 1,75 Gbytes, responsável por alimentar o gerador sonoro de amostras de fábrica e de usuário.

yamahamontage3Motion control e motion sequencer – semelhantes aos recursos implementados nos antigos groove box Yamaha AN200 e DX200 –  permitem controle dinâmico de múltiplos parâmetros para o “morphing” sonoro. O mecanismo Motion Control Synthesis “unifica” o tratamento das vozes AWM2 e FM-X por meio de zonas e camadas em uma Performance.

Oferecido com 61, 76 e 88 teclas, e com uma nova interface MONTAGE6 e 7 feature oferecem teclas FSX semipesadas com ação de sintetizadore e aftertouch, ao passo que o MONTAGE8 apresenta 88 teclas pesadas balanceadas com ação de martelos e aftertouch. Com nova interface com tela touchscreen colorida, o Montage é ligeiramente menor que o Motif.

Um vídeo sobre o modelo, pouco ilustrativo, está no canal da empresa no Youtube.

 

 


+ There are no comments

Add yours