5 dicas fundamentais para montar uma banda de sucesso


O sonho de muitos músicos é montar uma banda e fazer vários shows. Mas o começo, geralmente, é bem difícil, pois, além de precisar chamar a atenção do público para que vejam a banda tocar, ainda é necessário ter a estrutura para fazer um som bacana. 

Algumas dificuldades iniciais fazem com que muitas bandas desistam do sonho de ganhar os palcos, mesmo que contem com músicos qualificados.

Por isso, neste post, separamos 5 dicas para você, que deseja que sua banda tenha sucesso e saia da garagem. Continue a leitura e confira!

1. Escolha bons músicos

O primeiro passo para montar uma banda é ter integrantes comprometidos. Ainda que ela seja formada por músicos iniciantes, é preciso que todos estejam dispostos a estudar, para que evoluam juntos.

Aprender as músicas antes dos ensaios é outro item fundamental. Uma dica para fluir bem é numerar o repertório. Parece simples, mas com uma lista montada, evita-se o famoso “o que vamos tocar agora?”, que faz com que percam tempo e quase sempre se esqueçam de treinar alguma música.

2. Divida as funções dos integrantes da banda

Todos os integrantes, além de se responsabilizarem pelo próprio instrumento, precisam ajudar em outras tarefas. É importante usar as habilidades e a disponibilidade de cada um para diversos trabalhos, como divulgação, contato com as casas de show, definição de local para ensaio, transporte dos instrumentos e viagens. Para que ninguém fique sobrecarregado, é interessante que as funções sejam divididas.

3. Tenha bons equipamentos

Por mais que seja difícil investir em equipamentos antes de começar a tocar e ter retorno financeiro, isso é muito importante para que o som da sua banda fique bom. Mesmo que os integrantes sejam excelentes, se os instrumentos musicais e outros itens de áudio forem ruins, a sensação que o público terá é de que a banda não toca bem.

Portanto, pense nisso como um investimento de longo prazo, já que os equipamentos durarão muito tempo e atenderão as necessidades de vocês também quando a banda crescer. Uma dica é, quando começarem a fazer shows, reservem uma parte do dinheiro para a melhoria desses recursos.

4. Construa um nome no mercado

Um dos grandes desafios dos primeiros shows é atrair o público. Isso porque as pessoas ainda não sabem o que esperar, então, é preciso gerar interesse e curiosidade. Para chamar a atenção e conseguir encher as casas de show, a banda tem que fazer um som de qualidade, primordialmente, mas também deve investir no marketing musical.

Ainda, é necessário estar muito presente nas redes sociais, trocar informações com o público e mostrar uma prévia das músicas que vocês tocam. Assim, cria-se um relacionamento com a sua audiência.

Dessa maneira, é legal inserir alguns vídeos da banda tocando nas redes sociais. Mas tenha cuidado com a qualidade do material que vai postar. Evite os sons ruins, que ninguém consegue entender. Para isso, busque alcançar um áudio profissional em sua divulgação.

5. Crie um diferencial

Ser diferente é o segredo para que a sua banda se destaque entre as outras. Os shows precisam ser uma boa experiência. Assim, o nome da banda, a marca, o visual dos integrantes e o som devem estar integrados, para que vocês criem uma identidade da qual as pessoas se lembrarão. 

Logo, tenham um jeito próprio de tocar, independentemente de serem banda cover ou autoral. Com uma marca forte vocês terão maiores chances de fidelização do público.

Montar uma banda, seja por lazer, seja por profissão, exige comprometimento. É preciso ter a consciência de que sem dedicação e estudos constantes os músicos não evoluem e, consequentemente, a banda também não. Com essas dicas, as chances do seu som ser um sucesso são bem maiores.

Se você pretende se tornar um profissional da música e ter destaque em seu trabalho, confira também quais são os 7 passos certeiros para iniciar a carreira musical.

Categories

+ There are no comments

Add yours