MONTAGE – Novo workstation da Yamaha chega ao Brasil


8BF5115A4EE24241845D6FF2613C0891_12083Sucessor de lendários equipamentos da marca, o MONTAGE chega ao e promete um novo estágio na criação sonora e na produção musical

O Montage, novo sintetizador da Yamaha traz a tecnologia “Motion Control Synthesis Engine” que unifica e controla dois mecanismos de geração sonora – AWM2 (baseado em sample e síntese subtrativa) e FM-X (síntese por modulação de frequência) – que podem ser livremente distribuídos em zonas ou camadas em oito partes existentes em uma performance. Cada um dos mecanismos oferece 128 notas de polifonia. A síntese FM-X traz oito operadores e timbres extraídos das séries DX e TX (notícias dão conta que um conversor DX-to FM-X está em desenvolvimento), além da promessa de bibliotecas de sintetizadores Yamaha no site da empresa. O MONTAGE também é compatível com as voices XF do Motif.

Um dos grandes atributos do modelo é a memória flash de 1,75 Gbytes, responsável por alimentar o gerador sonoro de amostras de fábrica e de usuário. Motion control e motion sequencer – semelhantes aos recursos implementados nos antigos groove box Yamaha AN200 e DX200 – permitem controle dinâmico de múltiplos parâmetros para o “morphing” sonoro. O mecanismo Motion Control Synthesis “unifica” o tratamento das vozes AWM2 e FM-X por meio de zonas e camadas em uma Performance.

De Reverbs de alta definição até efeitos detalhados com a tecnologia Virtual Circuit Modeling (VCM), o MONTAGE vem equipado com DSP mais potente e inovador que seus antecessores. O usuário tem à disposição efeitos como Beat Repeat, Vinyl Break ou Bit Crusher para obter um som moderno EDM e pode até mesmo adicionar um compressor com sidechain para um moderno efeito “ducking”  ou, se preferir a característica Vintage, efeitos clássicos como Analog Delay, VCM Phaser ou uma variedade de simuladores de Amp. Pianistas vão apreciar efeitos focados no piano como por exemplo o Damper Resonance para uma experiência super-realista de piano e os reverbs HD que lhe permitem colocar-se em qualquer ambiência.

6416ACC3986A4EB99F0E359ED8406BE2_12083O MONTAGE oferece saídas profissionais balanceadas com a tecnologia “Pure Analog Circuit” (PAC). A tecnologia PAC aumenta a qualidade de sinal após ter sido convertido do digital para o analógico, para reprodução de harmônicos com fidelidade e resposta em todas as frequências. O resultado é uma saída capaz de reproduzir expressivamente todo o conteúdo interno do MONTAGE com imponência e clareza.

O equipamento pode ser conectado ao computador por um cabo USB e o driver USB do MONTAGE possibilita enviar 16 canais e receber 3 canais de áudio estéreo de 24bit/44.1Khz, de seu computador ou com dispositivo iOS sem que seja necessário utilizar outro equipamento.  A conexão USB também permite compatibilidade MIDI total dos 16 canais e a capacidade de sample rate é de até 192 kHz. A entrada A/D input processa fontes de áudio externas – como microfones, guitarras ou qualquer outra – com o DSP interno.

4B394358E3C54412882A9623BF3EFDB7_12080Para criação de música e sons, o Yamaha MONTAGE possui um conjunto de controles físicos que compreende tela Touch Screen (sensível ao toque) e oito Rotary Encoders e faders com LED em escala, além do Super Knob, que permite criar mudanças sonoras dinâmicas e pode até mesmo ser designado para ser controlado utilizando um pedal de controle FC7 (opcional), de modo que facilmente e ao mesmo tempo o músico consiga manipular o som enquanto está tocando com as duas mãos.

Oferecido com 61 e 76 teclas, os modelos MONTAGE6 e 7 trazem teclas FSX semipesadas com ação de sintetizador e aftertouch, ao passo que o MONTAGE8 apresenta 88 teclas pesadas balanceadas com ação de martelos e aftertouch. Com nova interface com tela touchscreen colorida, o Montage é ligeiramente menor que o Motif.

 

O evento de lançamento do MONTAGE no Brasil ocorre no dia 10 de agosto e mais informações podem ser obtidas neste link.


1 comment

Add yours

+ Leave a Comment