Conheça 6 marcas de guitarra e suas principais diferenças


O mundo das guitarras é fascinante. Cada modelo tem suas particularidades, com timbres generosos que ajudam desde os efeitos do rock pesado até tons delicados, mais característicos do jazz, por exemplo. Sem contar outros elementos como peso, sustentação da afinação, potência dos captadores e o próprio design.

Se você quer adquirir uma dessas belezuras de instrumentos musicais, confira agora seis das principais marcas de guitarra e veja o que cada uma tem de tão especial!

1. Fender

Definitivamente, a versatilidade da Fender tornou-a famosa em diferentes estilos, como o blues, jazz, rock e country. Com sede no Arizona, nos Estados Unidos, desde 1946, a marca desenvolve modelos com muita aceitação entre os músicos mais renomados. Não à toa, ela é considerada uma das mais famosas do mundo.

As guitarras Fender costumam ter preços salgados, mas suas vantagens são inquestionáveis para os profissionais. Dois de seus exemplares mais cobiçados são a Telecaster e a Stratocaster ― essa tendo sido usada por ninguém menos que Jimmy Hendrix. 

2. Gibson

Principal concorrente da Fender, alguns consideram a Gibson a mais icônica do planeta. Fundada no início dos anos 1900, no estado norte-americano do Tennesee, a marca de guitarra fez parcerias musicais lendárias que garantiram a progressiva qualidade, inovação e excelência sonora de seus produtos.

Na lista de instrumentistas, estão os astros do rock Jimmy Page e Joe Perry ― que receberam modelos totalmente personalizados.

Alguns de seus designs se tornaram clássicos entre os amantes da guitarra, como: ES-175, ES-335, Flying V, Explorer, Firebird, SGs e Les Pauls.

3. Yamaha

Você já deve ter ouvido falar da respeitada linha de teclados Yamaha, mas as guitarras e violões da marca também fazem sucesso entre os músicos iniciantes e experientes. Por isso, os preços costumam variar bastante. 

Além de serem feitas para durar, as guitarras Yamaha satisfazem os profissionais por oferecerem um som com médios potentes e ótimo sustain ― sem contar o excelente design. Já quem está começando a estudar vai ficar muito satisfeito com o modelo RGX 121Z, especialmente por conta do toque macio, seus timbres e leveza.

4. Gretsch

A Grestch também é centenária. Criada em 1883, desde 2002, a Fender a assumiu sua linha de produção. Suas guitarras são excepcionais, cujos modelos clássicos, semiacústicos e com corpo oco, ficaram populares nos estilos blues, jazz e rockabilly. E, detalhe: era a marca utilizada por Elvis Presley.

Seu timbre é muito característico, com suavidade, ondulação e limpeza, graças aos captadores Filtertron e o tremolo Bigsby. Duas das linhas mais procuradas são as Streamliner e as Electromatic, fabricadas na Indonésia e no Japão.

5. Ibanez

A japonesa Ibanez é uma das marcas de guitarra mais recomendadas para músicos iniciantes. Com características muito parecidas com as da Yamaha, são instrumentos fáceis de tocar, confortáveis, têm excelente design e recursos desejáveis para quem está começando.

Muitos dos componentes elétricos da Ibanez têm corpos bastante compactos e finos. Isso faz com que as guitarras sejam mais leves e de ajuste simples.

No entanto, tais fatores não prejudicam a qualidade do som. Por isso, a marca está no topo da lista para quem vai comprar sua primeira guitarra, especialmente os modelos da série V.

6. Jackson

As Jackson são do tipo que fascinam a turma do heavy metal. Seus modelos lendários Warrior ou Randy Roads são cobiçados devido ao impacto visual que causam. Mas, apesar do design arrojado, a empresa fabrica uma variedade de guitarras com diferentes faixas de preço, para que você tenha muitas opções atraentes. 

A Jackson JS12 Dinky Electric é ótima para iniciantes, pois tem boa aparência e rendimento. Enquanto a vertente KE2 Kelly USA é um exemplo de instrumento profissional projetado para causar impacto no palco, com design radical e diversos acabamentos.

Essa é a marca preferida de músicos como John Mayer, Kirk Hammett, do Metallica, e Mark Morton, do Lamb of God.

Como você viu, as marcas de guitarra oferecem uma ampla variedade de modelos e diferenciais. Para escolher a sua favorita, é preciso ter claro o seu objetivo como instrumentista, o gênero que deseja tocar, a qualidade sonora esperada e, claro, o custo-benefício.

Então, continue conosco mais um pouco e leia esse outro artigo no qual detalhamos os diferentes tipos de guitarra para ajudar você em sua decisão!

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment