Buscando instrumentos musicais para canhotos? Descubra como resolver


Ser canhoto ser canhoto e músico definitivamente é um desafio. De fato, o mundo nunca foi pensado para atender às necessidades dessa minoria e, basicamente, toda a infraestrutura da performance artística foi arquitetada para o mundo dos destros ― desde as teclas do piano aos braços de instrumentos de cordas, além da própria regência do maestro, cujo tempo, em geral, é marcado com a batuta na mão direita.

A boa notícia é que para quase tudo há salvação, sendo possível a adaptação de alguns instrumentos musicais para canhotos. Porém, encontrá-los nem sempre é tão fácil e você precisa da ajuda de lojas e profissionais especializados.

Então, este post fala sobre a saga dos canhotos para encontrar instrumentos musicais. Acompanhe as próximas linhas!

Como viver em um mundo feito para destros?

Desde abrir uma simples lata até prestar atenção à sinalização do trânsito, tudo gira em torno dos destros. Uma pequena reportagem de 2018 da revista Superinteressante revelou que pelo menos 10% da humanidade “teima em ser canhota”, como eles mesmos disseram, o que intriga pesquisadores e médicos.

Décadas atrás, na época de nossos avós e bisavós, o preconceito contra canhotos era tão grande que essa diferenciação era considerada uma anomalia e todos os “desajustados” tinham de aprender na marra a escrever com a mão direita.

No imaginário popular ocidental, ser canhoto representava algo negativo, tanto que vários idiomas se referem à “esquerda” como um lado incorreto, obscuro ou pecaminoso. Veja os termos: sinistra (italiano), gauche (francês, que também significa desajeitado), canhestro (canhoto em português de Portugal, mas com mesmo significado do francês).

Felizmente, o mundo evoluiu e descobriu-se que a “canhotice” tem influência genética, pode ser percebida desde o útero, bem como há indícios de que os canhotos têm maior tendência para determinados comportamentos e preferências ― por exemplo, ser músico e gostar de atividades criativas ―, como aponta um artigo da BBC de Londres.

Porém, mesmo que os canhotos tenham alcançado visibilidade, a maioria dos abridores de lata, carteiras escolares, cadernos e os próprios instrumentos musicais são feitos pensando exclusivamente na população destra. Fazer o quê?

De cabeça erguida canhotos (incluindo o redator deste artigo) seguem em frente, buscando formas de adaptar o que for possível para suas necessidades, como é o caso dos instrumentos musicais.

É possível adaptar instrumentos musicais para canhotos?

Embora alcançar o virtuosismo em um instrumento implique que o músico tenha uma habilidade plena com as mãos (e/ou os pés), sem dúvida, adaptar os instrumentos para canhotos é perfeitamente possível, principalmente em instrumentos de cordas.

A explicação para isso é quase lógica: a anatomia dos instrumentos de cordas é muito mais sensível a mudanças. Já pensou em inverter as teclas de um piano para que a melodia fique na mão esquerda?

Além de ser um trabalhão, poderia complicar bastante a desenvoltura do músico para a execução do instrumento, uma vez que historicamente as composições e a própria técnica universal foram pensadas para serem executadas com a mão direita tocando as vozes mais agudas na maior parte do tempo.

Isso já não acontece com os instrumentos de cordas. Sobretudo os mais utilizados na música popular, como violão, viola caipira, cavaquinho, guitarra, contrabaixo elétrico e ukulelê, podem ser mais facilmente adaptados à realidade do canhoto, inclusive na fase de construção do instrumento.

Mas até mesmo instrumentos de cordas friccionadas, majoritariamente presentes em orquestras, podem ser adaptados aos canhotos, como é o caso dos violinos, violas, cellos e contrabaixos acústicos.

No caso dos instrumentos de cordas não friccionadas, a justificativa para a mudança é que ao inverter a posição das cordas e, logo, do braço do instrumento, a mão esquerda fará o ritmo e pulsará as cordas, por ter naturalmente mais força e habilidade. Já na mão direita, teoricamente mais sensível, ficará com os acordes e digitação nos trastes.

Falando sobre instrumentos de cordas não friccionadas, você não pode simplesmente transformar um violino comum em canhoto apenas colocando as cordas ao contrário. Os instrumentos da família das cordas são criados de maneira muito específica.

Entre outros detalhes físicos, a localização “reversa” das cordas exige que os orifícios acústicos sejam criados adequadamente, assim como a estrutura interna deve ser modificada.

Como a TeclaCenter conseguiu ajudar o Márcio a resolver esse problema?

Há algum tempo, um jovem chamado Márcio F. procurou a TeclaCenter por nossos canais de atendimento online, bastante interessado em adquirir um violão para canhotos. Ele nos contou que tinha muita vontade de se tornar um violonista profissional, mas estava se sentindo desmotivado, pois sua coordenação motora com a mão direita era muito limitada.

Conversando com alguns amigos, ele recebeu a sugestão de comprar um violão para canhotos e procurar um professor específico. Márcio gostou da ideia, mas aí encontrou outra dificuldade. Quase não achava instrumentos, muito menos professor.

Felizmente, ao conversar com nossos especialistas ele foi apresentado a um catálogo de instrumentos totalmente adaptados para canhotos, com preços bastante acessíveis que pouco ou nada se diferenciavam de instrumentos na versão destra.

Também, explicamos para ele que um professor de violão experiente conseguiria ensiná-lo tão bem quanto a um aluno destro, pois, em tese, apenas ocorre um espelhamento da técnica, já que, mesmo digitando os acordes na mão direita, os bordões permanecerão na parte superior e as cordas agudas, na parte inferior.

Márcio ficou convencido e adquiriu o instrumento. Cerca de um ano e meio depois, ele entrou em contato com a TeclaCenter, e comentou que nossa ajuda havia sido valiosa. Ele tinha conseguido um excelente professor e já estava conseguindo dominar o instrumento. Soubemos recentemente que Márcio atua profissionalmente e realiza turnês acompanhando artistas no Brasil e no exterior.

Como você viu, para encontrar instrumentos musicais para canhotos você precisa de uma loja especializada, que saiba reconhecer suas reais necessidades. Não é à toa que a TeclaCenter está há quase 20 anos no mercado oferecendo soluções de ponta.

Se seu caso é parecido com o do Márcio, não perca tempo e entre em nosso site e confira nosso catálogo exclusivo! Se preferir acesse nossos canais de atendimento.

Categories

+ There are no comments

Add yours