Formatos de arquivo de áudio: como escolher o tipo de arquivo correto


Apesar de muitas pessoas não darem tanta importância, os arquivos de áudio digital são a matéria prima de uma produção musical.

De plataformas de streaming a pacotes de amostra, todo o áudio que é trabalhado precisa ser armazenado em algum local de um arquivo.

No entanto, existem muitos tipos de formatos que podem ser utilizados em diferentes situações e é preciso saber escolhê-los neste momento.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para que você possa saber como selecionar o formato de arquivo de áudio correto.

O que são os formatos de arquivos de áudio?

Os formatos de arquivo de áudio são padrões digitais usados par armazenar informações de áudio.

Os dados brutos em um fluxo de áudio do conversor analógico para digital em sua interface de áudio são codificados usando uma técnica chamada PCM ou modulação por código de pulso.

No caso do áudio PCM, ele precisa ser organizado em um arquivo para que você possa trabalhar com ele ou reproduzi-lo em um sistema.

Formatos de áudio não compactuados

Existem alguns formatos de áudio em que nenhuma compactação de dados é utilizada e eles são chamados de formatos de áudio não compactados.

Esses tipos de arquivos agem como um contêiner para os dados de áudio brutos, sem reduzir seu tamanho ou qualidade de forma alguma.

Os arquivos de áudio não compactados são o tipo mais utilizado para gravar e mixar músicas em uma DAW.

3 formatos de arquivo de áudio mais comuns

Hoje em dia, já existem diversos formatos de arquivos diferentes, no entanto, nem todos são amplamente utilizados.

Há 3 formatos de arquivos de áudio que são utilizados em mais tipos de ocasiões, conheça-os:

MP3

O MP3 é o tipo de arquivo mais comum para uma audição geral.

Ele passou a ser muito utilizado no início dos anos 2000 e a qualidade de som que ele consegue alcançar em um pacote pequeno é o principal motivo para isso.

Ele também é muito fácil de ser codificado a partir de faixas de um CD o que levou à proliferação de downloads ilegais de música.

AAC

O AAC é um formato compactuado com perdas do qual é projetado por um grupo de empresas de tecnologia digital, incluindo Dolby, Microsoft e Bell.

Feito para ser um sucessor do MP3, ele é conhecido por ser o formato padrão para dispositivos Apple, como o caso do iPod.

Ogg Vorbis

O Ogg Vorbis é uma alternativa de código aberto para formatos compactados com perdas, como é o caso do MP3.

No entanto, é notável por ser o tipo de arquivo utilizado para o material de áudio na Wikipedia.

Apesar de ter um uso generalizado, o MP3 é um formato proprietário, o que traz o Ogg Vorbis como uma alternativa gratuita e editável.

+ There are no comments

Add yours