Filtros nos sintetizadores


Para satisfazer a imaginação do criador de sons, os sintetizadores oferecem filtros para alterar o sinal original produzido pelos osciladores

A função de um módulo de modificação do sinal é de modular o áudio provindo de um oscilador, gerador de ruídos ou fonte externa. Quando o sinal passa pelo módulo, a amplitude, o timbre ou outros aspectos dele são modificados de acordo com as regulagens feitas no painel do equipamento.

453089328_oVCF – VOLTAGE CONTROLLED FILTER
O VCF (filtro controlado por tensão) pode ser considerado a parte mais importante de um sintetizador. É o circuito que corresponde ao elemento básico do som, o timbre. Nos sintetizadores digitais de modelagem analógica, é encontrada apenas a denominação Filtro. Tem por função modificar o timbre, ao acentuar ou filtrar certos harmônicos das formas de onda criadas pelo VCO, gerador de ruídos ou fontes externas. O timbre é produzido pela presença de harmônicos de diversas freqüências e o filtro permite determinar faixas que podem ou não passar para o módulo seguinte, produzindo modificações no brilho e na qualidade do som.

Corte de freqüência – cutoff frequency – Com o ajuste da freqüência de corte, são determinados quais os harmônicos do som em que o filtro irá atuar. Modificando esse parâmetro, é possível controlar o “brilho” do som (tone color). Elevando esse controle, a frequência de corte será feita nos registros mais altos. O filtro pode ser de 12db (2-pole) por oitava ou 24 db (4-pole) por oitava. Este último proporciona um corte mais intenso na do que o de 12db.

Resonância – resonance, emphasis, peak ou q (quality) – é a acentuação da resposta de frequência de um filtro em uma faixa específica. Elevando esse valor, os harmônicos da região de corte da frequência são enfatizados.

 

TIPOS DE FILTROS DE UM SINTETIZADOR ANALÓGICO 

filt_hpHPF (High Pass Filter) – o “passa-alta” corta as frequências graves, e deve ser usado para criar sons brilhantes e sem “massa”. Quando o filtro for HPF, e o valor de corte da freqüência for elevado, o som possuirá menos parciais graves e será mais brilhante. Ao mesmo tempo, o volume será menos intenso. Com ajustes muito altos, algumas formas de onda não produzirão nenhum som.

 

 

 

 

filt_bpBPF (Band Pass Filter) – O “passa-banda” permite escolher uma região de frequências a ser ouvida e enfatiza as médias. Quando o filtro for BPF, apenas as faixas da região de corte serão ouvidas. Com ajustes altos, pode ser que nenhum som seja ouvido.

 

 

 

 

filt_lpLPF (Low Pass Filter) – O “passa-baixa” permite cortar frequências altas. Este é tipo de filtro mais usado e permite tornar os timbres mais suaves.


+ There are no comments

Add yours