Festival de Inverno de Campos do Jordão divulga programação


Com cerca de 75 concertos, a maioria gratuitos, e a participação de renomados solistas e grupos nacionais e internacionais, o 46º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece entre os dias 04 de julho e 02 de agosto, oferecendo os melhores concertos, e com novidades na área pedagógica. Na última semana, de 27/07 a 02/08,será realizada também a segunda edição do Festival Coral.

O esperado evento apresenta, tradicionalmente, uma extensa programação musical, sobretudo nos palcos oficiais de Campos do Jordão – Auditório Claudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além e a Praça do Capivari, e outros –, além de concertos na Sala São Paulo.

O principal destaque é a Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, que apresentará três programas: o primeiro comandado pela regente Sian Edwards (Chefe do Curso de Regência da Royal Academy), nos dias 11/07 (Auditório Claudio Santoro) e 12/07 (Sala São Paulo), tendo como solista convidado o violinista brasileiro Luíz Filíp (Filarmônica de Berlim); o segundo sob a regência de Marin Alsop (Diretora musical e regente titular da Osesp), nos dias 18/07 (Auditório Claudio Santoro) e 19/07 (Sala São Paulo); e o terceiro regido pelo celebrado Eji Oue (Filarmônica da Rádio NDR de Hannover), nos dias 25/07 (Auditório Claudio Santoro) e 26/07 (Sala São Paulo), marcando o encerramento das atividades pedagógicas.

Destaque também para a Camerata do Festival, formada pelos alunos com bolsas parciais desta edição, e dedicada ao repertório dos períodos clássico e romântico, sob a regência do maestro assistente Yuri Azevedo e dos bolsistas de regência.

A abertura oficial será no dia 04/07, com um concerto da Osesp e do Coro da Osesp sob a regência de Marin Alsop, interpretando Os Planetas, de Holst, e o encerramento, no dia 02/08, com a Osesp sob a regência de Giancarlo Guerrero, tendo como solista convidado o violonista Manuel Barrueco, que toca o Concerto Para Violão, de Villa-Lobos, e com a participação do Coro da Osesp e do Coro do Festival, interpretando a Cantata Criolla, de Antonio Estévez. As apresentações acontecem no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão.

Entre os solistas convidados estão o violoncelista Antonio Meneses, a violista Anna Serova, o trompetista Pacho Flores, o fagotista Martin Kuusmann e o clarinetista Michael Collins.. Entre as atrações de câmara estão o Brodsky Quartet, de Londres (Quarteto de cordas residente do Festival), o Duo Assad (violões), o Cavatina Duo, de Chicago (flauta e violão), o Quarteto Osesp e o Quinteto Villa-Lobos. As orquestras participantes incluem a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a Filarmônica de Goiás, a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da USP e a Orquestra Sinfônica de Campinas.

O Festival é uma realização da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Osesp, a Prefeitura de Campos do Jordão e a iniciativa privada, e tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon e consultoria artística de Marin Alsop.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO DO FESTIVAL
​Sala São Paulo

Ao longo de três semanas, de 05 a 26 de julho, todas as atividades do núcleo pedagógico estarão concentradas naSala São Paulo, na capital paulista. Os  bolsistas de instrumento, composição e regência terão aulas, masterclasses e ensaios na casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, tendo a oportunidade de usufruir de toda a sua estrutura, assistir aos concertos da Osesp e ainda conviver de perto com seus músicos.

O 46º Festival receberá até 144 alunos com bolsa integral, que terão hospedagem, transporte e alimentação totalmente subsidiados pelo evento. Outros 50 contarão com bolsa parcial e carga horária menor, e formarão a Camerata do Festival, voltada para o período clássico e romântico, apresentando-se sob o comando do maestro assistente Yuri Azevedo e dos bolsistas de regência. A definição de bolsa integral ou parcial se dará mediante classificação.

Como é tradição, os bolsistas farão parte da programação artística do Festival, apresentando-se com a Orquestra do Festival em três programas diferentes, regidos por Sian Edwards, Marin Alsop e Eiji Oue, em concertos tanto no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, como na Sala São Paulo. Os recitais de alunos em formações de câmara serão realizados na Sala do Coro, na São Paulo, sempre com entrada franca.

O encerramento das atividades pedagógicas acontecerá com um concerto da Orquestra do Festival, regida por Eiji Oue, no dia 26/07, na Sala São Paulo, ocasião em que serão entregues os prêmios aos alunos de destaque.

 

FESTIVAL CORAL

Na última semana do 46º Festival de Inverno de Campos do Jordão, de 27/07 a 02/08, será realizado o 2ºFestival Coral, sob a coordenação de Naomi Munakata (a primeira edição aconteceu em abril de 2014). O Coro do Festival, formado por aproximadamente 40 bolsistas, será regido por Carlos Fernandez Aransay, maestro espanhol radicado em Londres. Na programação, apresentam-se também os Coros da Osesp, Acadêmico, Infantil e Juvenil da Osesp, além do Coral Jovem do Estado, da Capella Paulistana e do Coral Paulistano.Todas as atividades pedagógicas do Festival Coral também serão realizadas na Sala São Paulo.

PRÊMIOS E BOLSAS

O Prêmio Eleazar de Carvalho, oferecido pela Secretaria Estadual de Cultura, por intermédio da Fundação Osesp, contemplará o bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele uma bolsa de US$ 1,4 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior.

As instituições internacionais parceiras – Royal Academy of Music, de Londres, Real Conservatório de Haia, Peabody Institute, de Baltimore, e École Normale de Musique, de Paris – oferecerão bolsas de estudo, com todas as despesas pagas, por diferentes períodos, para os alunos brasileiros selecionados.

 

DESTAQUES DO FESTIVAL| ARTISTAS
​​Antonio Meneses

Brodsky Quartet

Michael Collins

 

SOLISTAS (Lista Seleta)

Antonio Meneses, violoncelo (Brasil)

Anna Serova, viola (Rússia)

Luíz Filíp, violino (Brasil/ Filarmônica de Berlim)

Michael Collins, clarinete (Inglaterra)

Pacho Flores, trompete (Venezuela)

Manuel Barrueco, violão (Cuba/EUA)

Simon Diricq, saxofone (Bélgica)

Martin Kuuskmann, fagote (Estônia/EUA)

Hugo Pilger (violoncelo/ Quarteto Radamés Gnatalli)

Bárbara Galante (violino) – grande Prêmio Eleazar de Carvalho do 45º Festival

 

MÚSICA DE CÂMARA

Quarteto Brodsky (Londres)

Cavatina Duo (Chicago)

Duo Assad

Quarteto Osesp

Quarteto Maogani

Quinteto de Fagotes da Osesp

Quinteto Villa-Lobos

 

ORQUESTRAS (Lista Seleta)

Orquestra do Festival

OSESP

Orquestra Sinfônica de Heliópolis

Orquestra Filarmônica de Goiás/ Neil Thomson (pela primeira vez no Festival e em São Paulo, com Antonio Meneses como solista)

Orquestra Sinfônica de Campinas/ Victor Hugo Toro (comemora 60 anos retornando ao Festival depois de seis anos de ausência)

Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo/John Neschling

 

REGENTES (Lista Seleta)

Marin Alsop (EUA, consultora do Festival, OSESP)

Eiji Oue (Japão, Filarmônica da Rádio NDR de Hannover)

Sian Edwards (Royal Academy)

Isaac Karabtchevsky (Orquestra Sinfônica de Heliópolis)

Neil Thompson (Filarmônica de Goiás)

 

DESTAQUES DO FESTIVAL| PROFESSORES
​Aylton Escobar

Luíz Filíp

Washington Barella

 

VIOLINO

Daniel Rowland (Inglaterra, Quarteto Brodsky)

Ian Belton (Inglaterra, Quarteto Brodsky)

Emmanuele Baldini (Itália/Brasil, OSESP)

Luíz Filíp (Brasil/Alemanha, Orquestra Filarmônica de Berlim)

Rosnei Tuon (Brasil/Suíça, Orquestra de la Suisse Romande)

Nicolas Koeckert (Alemanha, Conservatório da Universidade de Viena)

Elisa Fukuda (Brasil, Camerata Fukuda)

Daniel Guedes (UFRJ)

Alessandro Borgomanero (Camerata Filarmônica de Goiás)

VIOLA

Paul Cassidy (Inglaterra, Quarteto Brodsky)

Anna Serova (Rússia)

Horácio Schaefer (OSESP)

Peter Pas (OSESP)

VIOLONCELO

Jacqueline Thomas (Inglaterra, Quarteto Brodsky)

Antonio Meneses (MASTERCLASS)

Anssi Karttunen (Finlândia)

Wilson Sampaio (OSESP)

Hugo Pilger (Quarteto Radamés Gnatalli)

Fábio Presgrave (Federal do Rio Grande do Norte)

CONTRABAIXO

Pedro Gadelha (OSESP)

Christian Stach (Sinfônica WDR, de Colônia)

FLAUTA

Eugenia Moliner (Espanha/EUA, Cavatina Duo, Roosevelt University de Chicago)

Marcelo Barboza (OSTM-SP)

Maurício Freire (UFMG)

OBOÉ

Isaac Duarte (Brasil/Suíça, Orquestra Tonnhalle de Zurique)

Washington Barella (Brasil/Alemanha, Universidade das Artes de Berlim)

Arcádio Minczuk (OSESP)

CLARINETE

Michael Collins (Inglaterra, solista e maestro)

Ovanir Buosi (OSESP)

FAGOTE

Martin Kuuskmann (Estônia/EUA, Cornish College de Seattle)

Alexandre Silvério (OSESP)

Fabio Cury (OSTM – SP)

TROMPETE

Pacho Flores (Venezuela)

Flávio Gabriel (OSESP)

Gilberto Siqueira (OSESP)

TROMPA

Martin Owen (Inglaterra, Royal Academy)

Nikolay Genov (OSESP)

Luiz Garcia (OSESP

TROMBONE

Pete Saunders (Conservatório Real de Haia, Holanda)

Wagner Polistchuk (OSESP)

Dárcio Gianelli (OSESP)

TUBA

Marcos dos Anjos (OSESP)

HARPA

Liuba Klevtsova (OSESP)

Paola Baron (OSTM-SP)

Cristina Braga (UFRJ / Theatro Municipal do Rio de Janeiro)

PERCUSSÃO

Eduardo Gianesella (OSESP)

Ricardo Bologna (OSESP)

Eduardo Leandro (Stony Brook University, EUA)

VIOLÃO

Denis Azabagic (Bósnia-Herzegovina/EUA, Duo Cavatina, Roosevelt University de Chicago)

Duo Assad (Masterclass)

PIANO
Eduardo Monteiro (USP)

Michael Sheppard (EUA)

COMPOSIÇÃO

Aylton Escobar

REGÊNCIA

Marin Alsop (Diretora musical e regente titular da Osesp)

Sian Edwards (Chefe do Curso de Regência da Royal Academy, de Londres)

Eji Oue(Filarmônica da Rádio NDR de Hannover)

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

https://www.festivalcamposdojordao.org.br/ 

Categories

+ There are no comments

Add yours