Escalas relativas


Continuando com o assunto sobre escalas, desta vez vamos falar sobre as escalas que todo improvisador precisa saber: as escalas relativas.
As escalas relativas são as escalas onde o modo (maior ou menor) é diferente, porém, as notas são as mesmas.
No básico e como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade.
Para entender melhor, vamos ver no exemplo.
Na escala maior de G temos:

G maior
Como diz a regra, a escala relativa menor de G maior será a escala menor de E:
E menor
Se você observar bem, perceberá que a escala menor de E é uma continuação da escala de G. Ou seja, a escala maior possui uma escala relativa menor que é igual a ela.
Vamos ver outro exemplo. Se você pegar a escala de D maior e comparar com a escala de B menor, vai ver que elas possuem exatamente as mesmas notas. Veja abaixo a comparação:
D maior
Escala menor de B (relativa de D):
B menor
Isso significa que podemos utilizar um escala menor, por exemplo de B menor, para fazer um solo numa música na tonalidade de D maior. Ou seja, podemos usar as duas escalas – maior e menor relativa – numa música.
Da mesma forma, podemos pensar no inverso: toda tonalidade menor possui uma relativa maior. Essa relativa maior é a escala maior do terceiro grau da tonalidade menor. Por exemplo, o terceiro grau de A é C. Portanto, a relativa maior de A menor é C maior.
É importante destacar que isso vale também para acordes. O acorde relativo menor é o acorde de sexto grau da tonalidade maior em questão. Por exemplo, o acorde relativo menor de Dó é o acorde de sexto grau do campo harmônico de Dó maior, ou seja, Lá menor.
Outro exemplo: suponha que a tonalidade seja Sol maior. A relativa menor de Sol será Mi menor.
Como os acordes relativos possuem uma afinidade entre si, eles podem ser trocados um pelo outro. Veja isso com mais detalhes no meu post sobre funções harmônicas aqui no blog da TeclaCenter.
Para finalizar este post vou deixar uma tabela logo abaixo com os acordes relativos menores de cada nota mas também servirá para praticar as escalas.

Escalas relativas-tab
Categories

+ There are no comments

Add yours