Controladores MIDI


Diversos equipamentos permitem produzir informações MIDI de modo a controlar sintetizadores virtuais e todo tipo de gerador sonoro compatível com esse protocolo

Atualmente, grande parte dos sintetizadores utilizados é em forma de instrumentos virtuais e, para que a maioria desses sintetizadores virtuais possa ser utilizada pelos músicos, é necessário que haja pelo menos uma conexão entre o computador e um controlador. Os controladores MIDI, por sua vez, são equipamentos destinados a enviar mensagens sob o protocolo MIDI para uma fonte sonora e são projetados para servirem como interface entre o músico e o módulo de som. O mais utilizado é o teclado, porém existem vários controladores MIDI sob a forma de outros instrumentos, como pedaleiras, violoncelo, violino, instrumentos de sopro, acordeon, pads de bateria etc., que podem ser conectados às portas MIDI da fonte sonora.

A comunicação MIDI
As informações MIDI transferidas de um equipamento para outros não carregam consigo sinal de áudio algum: são mensagens que codificam as ações do músico, tais como o ato de pressionar ou o de soltar uma tecla. O som  resultante do ato de pressionar uma tecla não é transferido via MIDI, mas sim gerado em cada um dos instrumentos da cadeia. Dessa forma, quando um instrumento comanda outro via MIDI, basicamente ele informa ao outro quais  as notas que devem ser tocadas, mas o som do segundo instrumento será determinado em seu próprio circuito  gerador de áudio. Um evento MIDI é gerado pela ação do músico ao tocar o instrumento. Ao ser pressionada uma tecla, além do instrumento MIDI soar a nota com o timbre previamente escolhido, ele codifica o evento em bytes e  envia os bits serialmente para a porta MIDI OUT.

uno_ampA Interface MIDI
A interface MIDI é utilizada para conectar controladores MIDI, como teclados, sintetizadores, módulos de som e  sampler, ao computador. Os instrumentos MIDI apresentam portas para a conexão dos cabos. O sistema MIDI  permite o endereçamento de mensagens através de 16 canais. Cada canal pode acionar um instrumento diferente. Quando um instrumento transmite uma mensagem, inclui nela um código que identifica o canal de  transmissão. Para que outro instrumento possa executar o comando contido naquela mensagem, é necessário que  ele esteja ajustado para receber no canal de mesmo número daquele codificado nela. Com os 16 canais MIDI, é possível transmitir informações diferentes para até 16 instrumentos, simultaneamente, através do mesmo cabo.  Desse modo, é possível ter até 16 instrumentos comandados por um sequenciador que lhes transmite as notas a  serem executadas, como se fossem 16 músicos tocando seus instrumentos, individualmente. Para enviar mensagens  por mais de 16 canais, é necessária uma interface com duas ou mais portas de saída. Com uma interface de quatro saídas MIDI, por exemplo, pode-se endereçar até 64 instrumentos diferentes, tocando notas totalmente  independentes, pois cada uma das saídas constitui-se em um sistema próprio de 16 canais.

Tipos de controladores
51Qjfu5qF-L._SX522_Qualquer teclado musical eletrônico que disponha da porta MIDI Out pode ser usado como teclado controlador de um sintetizador virtual. Entretanto, é necessário verificar com atenção qual conexão MIDI entre o computador e o instrumento MIDI pode ser realizada. Os novos teclados são conectados, geralmente, via cabo USB. Já os mais  antigos, pelos cabos MIDI convencionais. Neste caso, será necessário uma interface MIDI/USB. Os modelos  lançados nos anos 90, como o controlador Roland A30, por exemplo, não possuem conexão MIDI USB. Já os equipamentos mais recentes, como o Studiologic Acuna 88, possui tanto portas MIDI IN/Out quanto porta USB para comunicação MIDI.

Outros modelos são ideais para situações em que o músico necessita de um instrumento compacto, mas que atenda suas necessidades básicas, como teclado, pads, potenciômetros, joystick e até mesmo um sequenciador  embutido. A aparência é de um instrumento de brinquedo e as teclas são de tamanho reduzido, ideal para  acompanhar uma produção musical conectado ao notebook ou Ipad.

AkaiWindcontrollerO AKAI EWI USB é um controlador MIDI de sopro plug-and-play projetado para ser conectado via USB ao  computador. Funciona com o software Aria e as fontes sonoras são constituídas por samples da Garritan e da Akai.  O instrumento tem alcance de cinco oitavas, modulação de sopro, pitch Bend, vibrato ajustável e oitavador, podendo  simular diferentes posições para os dedos, como as de saxofone, flauta, oboé e trompete.

O controlPad, da Alesis, possibilita que o músico dispare sons do computador ou módulo de percussão por meio do toque nos pads. O instrumento vem com conexões MIDI In/Out, conexão via USB e o software Toontrack EZDrummer Lite com samples de percussão.

StudioLogic_MP_117_MP_117_Controller_Pedal_Board_660748É muito comum encontrar um teclado keytar que seja, também, controlador MIDI. Apesar de modelos mais recentes disponibilizarem sons próprios, vários outros não produzem sons e servem apenas para controlar módulos e  softwares musicais. O Roland AX-1 é um keytar controlador produzido nos anos 1990 que dispõe de conexão MIDI  In/Out. As pedaleiras MIDI são utilizadas, normalmente, em conjunto com os teclados e órgãos eletrônicos. A peladeira MP-117, fabricada na Itália pela Studiologic, pode ser conectada ao teclado via MIDI convencional.


2 Comments

Add yours
  1. 1
    Celso William

    Prezado Nilton
    Como fazer com que os teclados com saída UB Host se comuniquem com módulos geradores de som que só têm entradas MIDI, já que as interfaces disponíveis para venda só fazem comunicação com computadores? Você teria alguma idéia ou notícia?
    Att.
    Celso

+ Leave a Comment