Vai comprar bateria digital? Saiba quais são os principais cuidados


Adquirir um instrumento musical não é uma tarefa que pode ser realizada de qualquer forma, portanto, isso não poderia ser diferente para quem pensa em comprar bateria digital. Como existem muitos modelos no mercado, o músico acaba ficando em dúvidas sobre qual deve levar para casa.

E isso não é um problema apenas de iniciantes. Até mesmo os músicos mais avançados têm certas dificuldades na hora de escolher a sua bateria eletrônica. Pensando na importância deste assunto e na dificuldade que muitos têm para escolher este tipo de instrumento, nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos tudo o que você precisa avaliar antes de escolher sua bateria digital e garantir a compra do equipamento que melhor atenda as suas necessidades. Acompanhe!

Quais são as características da bateria digital?

O mercado de música brasileiro está exigindo que os profissionais da área estejam cada vez mais atualizados quanto às novidades que surgem em termos de equipamentos e suas funcionalidades. Mesmo que você não pretenda ser um musico profissional, isso acaba o afetando da mesma forma, pois as empresas que fornecem esse tipo de instrumento estão adequando-os às exigências do mercado.

Nesse sentido, a bateria eletrônica também sofreu algumas mutações ao longo do tempo, chegando às características que temos atualmente e que mostraremos neste tópico. Uma das mais marcantes está no fato de ela não ter a sonoridade normal de uma bateria quando acionada por meio das baquetas.

Ela até emite um som, porém, advindo apenas do impacto entre as superfícies. Nesse caso, ela só emite a sonoridade de cada uma das peças quando ligadas em um módulo e o sistema de sonorização. Outra característica interessante é que ela pode simular vários tipos de instrumentos.

Por exemplo, é possível programar o módulo que acompanha a bateria digital para emitir o som de uma caixa eletrônica ou, ainda, dependendo do tipo, programar duas caixas em outra de suas peças e fazer diversos tipos de configuração. Algumas, inclusive, permitem a inclusão de outros tipos de instrumentos percussivos como congas, bongôs, surdos, entre outros.

As características da sua bateria eletrônica serão diferentes de acordo com o tipo de instrumento que você vai adquirir. Atualmente, existem diversos preços e formatos para que você possa selecionar aquela que melhor se adapta às suas necessidades e perfil.

Quais são os principais benefícios da bateria digital?

Agora que você já sabe quais são as características básicas da bateria eletrônica, mostraremos os principais benefícios que ela pode proporcionar a um músico. Continue lendo!

Praticidade

Se você é um baterista ou pretende ser, deve saber que esse instrumento é o que dá mais trabalho na montagem e desmontagem. Repare, por exemplo, quando uma apresentação chega ao fim. Todos os músicos guardam seus instrumentos e saem do palco. O baterista não, ele precisa ficar para guardar cada uma das peças da sua bateria. Além disso, é necessário esperar o pessoal da sonorização remover todos os microfones e cabos que foram utilizados.

Enquanto a maioria dos músicos colocam seus instrumentos no carro — ou, até mesmo, em uma moto — e vão para suas casas, o baterista precisa, no mínimo, de um carro com carroceria ou que tenha um porta malas bastante avantajado para conseguir carregar tudo de uma só vez.

A bateria eletrônica resolve tudo isso de uma única vez. Ela é bem menor que um instrumento acústico, o que acaba facilitando em muito a sua montagem. Assim, o baterista não precisa ser aquele músico que chega antes de todos e sempre é o último a sair da festa.

Ainda sobre a praticidade, também temos que destacar que a bateria é o instrumento que dá mais trabalho na hora de se apresentar ao vivo. Geralmente, o pessoal responsável pelo som precisa equalizar peça por peça e, ainda assim, é possível que o som emitido não traduza fielmente aquilo que está sendo gerado pela bateria.

Afinal, existe uma série de fatores que influenciam no som, tais como: microfone, ambiente onde o show é realizado, acústica do local, entre outros. Ao utilizar uma bateria eletrônica de qualidade, esse problema também é eliminado, pois você pode fazer uma pré-mixagem e enviar isso com apenas um ou dois fios para a mesa do sistema de som. Isso, além de garantir uma sonoridade melhor, também facilita em muito a passagem de som e a mixagem de forma geral.

Fácil locomoção

Ainda sobre os benefícios relacionados ao aspecto físico da bateria, ela também é um instrumento de fácil locomoção. Obviamente, ela ocupará mais espaço que um violão ou guitarra, entretanto, é consideravelmente mais fácil de transportar do que uma bateria acústica.

Alguns modelos oferecem a possibilidade de juntar todas as peças de uma só vez, ficando em um tamanho razoavelmente pequeno que pode, tranquilamente, ser movido por apenas uma pessoa. Geralmente, elas vêm com um Bag ou Hard Case específico para fazer a sua locomoção, o que facilita — e muito — a vida do baterista.

Facilidade de instalação em vários locais

Outro grande problema das baterias acústicas é o espaço em que elas ficarão instaladas em palcos, trios, igrejas e demais locais onde ocorrem eventos. Como suas peças têm tamanhos maiores, ela ocupará um espaço inevitável nesses ambientes.

A bateria eletrônica, por outro lado, pode ser adaptada para ser instalada em locais que não dispõem de tanto espaço físico. Por exemplo, você encontra muitos instrumentos como esses em trios elétricos e igrejas que, geralmente, precisam dividir o espaço com muitos outros elementos e até músicos e seus instrumentos.

Como seu corpo é flexível, o baterista pode abrir mão de um pouco mais do seu espaço para ceder a outros instrumentos que dividirão o palco. Isso também favorece a instalação deste instrumento dentro de quartos pequenos. Ou seja, você pode colocar sua bateria na casa e utilizar ela para estudar.

Possibilidade de estudos

Vale a pena citar outro benefício das baterias eletrônicas: elas são fundamentais para o músico estudar. Esse é um dos grandes problemas dos bateristas na hora de desenvolverem suas técnicas sem incomodar as pessoas que moram em sua casa e, principalmente, os vizinhos.

Por mais que se adotem medidas para abafar o som ou isolar o quarto, inevitavelmente o barulho ultrapassará essas barreiras e pode atrapalhar quem estiver perto. A bateria digital resolve esse problema por completo.

Isso porque o músico tem a possibilidade de instalar um fone de ouvido no módulo e regular para o volume que achar necessário e, assim, poder estudar e sentir toda a sensibilidade da força que exerce sobre o instrumento com as baquetas. A única sonoridade que será emitida é a do impacto entre as superfícies de cada peça e da própria baqueta, porém, esse som é extremamente baixo e pode ser totalmente isolado ao fechar portas e janelas.

Assim, o músico adquire total liberdade para estudar o seu instrumento no horário que desejar sem incomodar ninguém.

Diversos tipos de sonoridade

Mencionamos brevemente este assunto em tópicos anteriores, mas nos aprofundaremos um pouco mais nele. Além de poder configurar o tipo de instrumento que será alocado em cada peça, o músico também tem a possibilidade de mudar totalmente a sonoridade da bateria eletrônica.

Por exemplo, se ele vai tocar um estilo mais nordestino, como o forró, pode optar por timbres mais agudos. Por outro lado, se deseja tocar estilos mais voltados para a bossa nova, MPB e outros tipos de música, talvez prefira sons mais graves, como uma caixa com afinação mais baixa, menor e mais profunda.

Tudo isso pode ser configurado na sua bateria digital por meio do seu módulo de controle. Entretanto, é fundamental que você saiba escolher o instrumento que tenha as funções necessárias para se apresentar ao vivo. É sobre isso que discorreremos nos próximos tópicos.

O que avaliar na hora da compra deste instrumento?

Agora que você já conhece as principais características e benefícios da bateria eletrônica, mostraremos quais pontos que você deve avaliar na hora de comprar o instrumento. É importante que você considere cada um deles para garantir que a sua compra possibilite o acesso a uma bateria que atenderá a todas as suas necessidades e, principalmente, que esteja adequada ao seu perfil. Continue lendo!

Analisar se a marca é original

Por incrível que pareça, existem empresas que comercializam marcas não originais ou que têm nomes semelhantes às marcas famosas de bateria. Tome muito cuidado com isso e verifique pequenos detalhes que estão presentes apenas nas marcas originais.

Para evitar comprar um equipamento falsificado, é interessante estar atento à loja na qual você vai adquirir o seu instrumento. Prefira empresas que já têm uma boa credibilidade no mercado. Assim, evitará possíveis problemas no futuro.

Avaliar os equipamentos do kit com cuidado

Outra dica importante para quem vai aprender a tocar bateria ou já toca o instrumento e quer comprar um modelo eletrônico é avaliar com cuidado a qualidade dos elementos que a compõem, ou seja, os pads, pratos e sua estrutura geral.

Como baterias costumam ficar expostas nas lojas ou em depósitos, é possível que algumas peças tenham ranhuras ou marcas de uso. Fique atento a isso e, mais uma vez, opte por lojas que têm cuidado com os equipamentos estocados.

Verificar o custo-benefício

Outro ponto importante a ser mencionado é a análise do custo-benefício. A bateria eletrônica é um instrumento que possui diversas funções e, consequentemente, existem formatos e modelos diferenciados.

Logo, você pode supor que existem vários modelos e preços diferentes. Nesse sentido, qual é o melhor equipamento para adquirir? A resposta é simples: o que está mais adequado ao seu perfil e necessidade.

Se você é um músico iniciante ou intermediário que ainda está estudando para se apresentar, não é preciso comprar uma bateria eletrônica que tem o preço próximo ao de um carro popular. Por outro lado, se pretende começar sua carreira profissionalmente, talvez precisará de uma mais cara, que tenha melhores sonoridades e mais funções.

Outra coisa que precisa ser avaliada é se você pretende utilizar sua bateria apenas para estudar ou ensaiar com sua banda. Nesse caso, precisa de um equipamento de qualidade, porém, sem muitas funções, afinal, ela ficará armazenada em um estúdio ou no seu quarto.

Portanto, é preciso avaliar o custo-benefício, bem como as suas necessidades enquanto músico. Fazendo isso, você conseguirá comprar um instrumento de qualidade e que atenda a todas as suas necessidades. Além disso, é importante saber em qual tipo de loja encontrará sua bateria eletrônica. Mas isso será assunto para o nosso próximo tópico. Continue lendo!

Como comprar bateria digital pela internet?

A forma de comprar instrumentos musicais mudou completamente nos últimos anos. Antigamente, a pessoa precisava se dirigir a um estabelecimento comercial especializado no assunto, olhar o instrumento que está disponível nela e adquirir aquele que atende as suas necessidades.

O grande problema disso tudo é que nem sempre as lojas tinham uma quantidade vasta de equipamentos para o músico escolher. Em muitos casos, sequer existia uma empresa especializada nesse segmento, o que obrigava a pessoa a escolher entre os itens que estavam expostos ali.

Com o passar dos anos isso mudou muito e, atualmente, uma pessoa que está em qualquer lugar do país pode escolher entre vastas opções e marcas diferentes, graças às lojas online que existem no mercado, como a Teclacenter. Isso permitiu que as pessoas pudessem ter acesso a uma variedade de equipamentos com preços acessíveis ou mais caros, dependendo do gosto e disponibilidade do músico.

Isso significa que ele tem liberdade para escolher a bateria eletrônica que melhor se adapta às suas necessidades, sem ter que ficar preso apenas a poucos modelos disponíveis em lojas de sua cidade ou nas proximidades, contribuindo para que ele escolha aquele que, efetivamente, atende às suas necessidades e que tenha o preço que caiba no seu bolso. Além disso, essas lojas também oferecem diversas opções de parcelamento.

Por fim, podemos concluir que você tem em mãos todas as informações necessárias para comprar bateria eletrônica de forma inteligente, podendo escolher aquela que, primeiramente, atende as suas necessidades e que tenha um valor que cabe no seu bolso.

Para tanto, acesse o site da Teclacenter e veja as dezenas de opções que temos para você escolher.

Categories

+ There are no comments

Add yours