Como usar o pedal de sustain no piano ou teclado?


O pedal de sustain é uma peça muito utilizada no momento de tocar piano e teclado e que faz muita diferença no momento de executar uma música.

No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é e como esse equipamento funciona.

Pensando nisso, criamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre pedal de sustain.

O que é um pedal de sustain?

O “sustain” é um termo em inglês que significa “sustentação”, logo, sustain é a sustentação das notas de um instrumento.

O pedal de sustain no teclado ou piano consiste basicamente nisso, pois enquanto o pedal estiver pressionado a nota irá soar.

No piano esse pedal fica ao lado direito do pianista, no teclado tanto faz a posição (mas geralmente é utilizado na mesma posição), já que ele é independente (geralmente ele é adquirido à parte e você o liga na entrada p10 do seu teclado).

Esse pedal, quando devidamente utilizado, pode enriquecer a sonoridade do seu piano ou teclado, já que sua função é basicamente fazer as notas soarem por mais tempo.

Os pedais foram patenteados por John Broadwood no ano de 1783, o que ele faz quanto ao pedal de sustain foi inseri-lo no lugar da alavanca que antes era acionada pelo joelho do pianista.

Essa peça tinha como objetivo oferecer mais possibilidades de criar dinâmicas na sonoridade do piano, anos mais tarde, com o advento do teclado, esse pedal também foi levado para o uso dele.

Em sequência, mais uma peça de qualidade indiscutível. O modelo Yamaha YC88 é um dos instrumentos de maior qualidade no mercado das teclados digitais, Teclado Yamaha.

Quando e por que usar o pedal de sustain?

Existem diversas situações em que é necessário fazer o uso de um pedal de sustain, dentre as quais podemos citar:

  • Quando simplesmente se deseja enriquece a sonoridade da música executada;
  • Quando você precisa que o som de um acorde continue soando mesmo quando você parar de tocar as teclas do piano ou teclado;
  • Quando é necessário fazer a ligação entre uma nota e outra sem deixar um silêncio entre elas;

Quando se usa o pedal de sustain é possível notar que as notas parecem se fundir umas às outras enquanto ele está pressionado.

No entanto, o uso do pedal deve ser feito de forma racional, atentando para as obras a serem executadas e se nas mesmas existem observações descritas sobre o uso do pedal de sustain.

Como usar o pedal de sustain?

Agora que você já sabe o que é o pedal de sustain, chega o momento de saber como ele deve ser utilizado.

Como já explicamos antes, o pedal de sustain serve para melhorar a dinâmica da música, contribuindo para valorizar os trechos em que se deseja dar destaque.

E a melhor maneira de aprender a usar corretamente esse pedal é praticando, assim como tudo o que envolve música.

Um exercício muito eficiente e simples para fazer um bom uso do pedal de sustain é pegar uma sequência de acordes qualquer e fazer o seguinte: execute um acorde no piano ou teclado e imediatamente pressione o pedal se sustain.

Em seguida, troque o acorde e logo retire o pé do pedal, em seguida toque o novo acorde e pressione o pedal e assim sucessivamente.

Isso elimina as lacunas que podem haver entre os acordes.

Na TeclaCenter você encontra diversos modelos de teclado: teclado arranjador, sintetizador, workstation e muito mais. Confira!

 

+ There are no comments

Add yours