Como montar uma banda?


O sonho de seguir uma carreira musical está presente na vida de centenas de músicos, no entanto, o maior dos desafios é o seguinte questionamento: como montar uma banda?

Essa dúvida é muito recorrente, pois sabemos o quanto é difícil encontrar pessoas que estejam dispostas a mostrar seu talento musical e ainda ter o mesmo objetivo que você tem em mente.

Pensando em todas as etapas necessárias para se passar antes de formar a sua própria banda, criamos este post com dicas valiosas para este momento.

Lembrando que todos os tópicos abordados no texto podem ser utilizados por qualquer artista, independente do seu estilo musical preferido.

banda

Encontre seus músicos

O primeiro passo e talvez um dos mais difíceis, é encontrar pessoas que estejam dispostas a participar deste tipo de projeto.

Além de necessitar de pessoas que sejam realmente talentosas, é preciso dividir os gastos entre todos (estadia, combustível, aluguel de sala comercial, etc), principalmente no começo, quando os contratos ainda serão bem escassos.

Em uma banda mais completa, é comum possuir um guitarrista, um baterista, um tecladista, um baixista e um vocalista que pode ou não tocar um instrumento.

No entanto, dependendo do seu estilo musical, a sua banda irá pedir certos tipos de músicos específicos para aquele gênero.

Existem alguns meios que podem facilitar o encontro desses artistas, como:

  • Redes Sociais: você pode criar anúncios de vagas e audições para a sua banda, solicitando que os interessados compareçam á um local específico na data e hora marcada.

Essa é uma das formas mais eficazes, já que hoje em dia as redes sociais são os meios mais eficazes de encontrar pessoas, mesmo que a longa distância.

  • Cartazes: nem sempre o meio mais antigo sai de moda e este é o caso no momento de encontrar pessoas para sua banda.

Busque por colocar seus cartazes em locais de shows e lojas de música. Desta forma, será mais fácil de encontrar o público que aprecia este tipo de arte.

O ideal é usar ambos os recursos, pois assim, será mais fácil de alcançar mais pessoas, além do fato de haver compartilhamento entre elas.

Tenha uma proposta

É muito importante já ter uma proposta em mente quando todos os integrantes da banda forem definidos.

Isso porque todos estarão lá com um propósito e saber se o grupo estará em plena harmonia com suas expectativas é indispensável para começar com o pé direito.

Se houver algum tipo de discordância, não se preocupe, use o diálogo para que todos se entendam e encontrem um ponto de equilíbrio.

No entanto, se nenhum tipo de proposta agradar os membros da banda, o ideal é que a troca seja feita, para que assim, o trabalho possa fluir.

Crie um nome para a banda

O nome da banda precisa ser original e chamar a atenção para a mesma. Além disso, é muito importante que ele seja fácil de lembrar, para que assim ela marque as pessoas que a conhece.

Neste momento, é preciso que toda a banda entre em um consenso, já que será a identidade do grupo, portanto, abuse da criatividade.

Busque optar por nomes que “combinem” com o gênero musical da banda, com isso, será muito mais agradável visualmente e verbalmente para os seus fãs.

Tenha um lugar para ensaiar

Toda banda, seja ela amadora ou não, necessita de um espaço para poder ensaiar suas músicas e guardar os instrumentos.

O ideal é que o espaço seja feito para este tipo de finalidade, por exemplo: com passagem de energia, acústica e bloqueio de som.

No caso de bandas que necessitam alugar o seu espaço, é preciso ter em mente que no início dependerá apenas do bolso de cada um dos integrantes para pagá-lo. Após os contratos começarem a surgir, parte do dinheiro pode ser usada para isto.

Comece a criar

Se a idéia da sua banda é fazer covers, pode ser que você já esteja com meio caminho andado, pois a música já estará feita, necessitando apenas de ajustes para o vocalista e o restante do grupo.

Para quem deseja ser original, é preciso de um pouco mais de esforço, já que escrever uma música não é nada fácil.

Se for possível, conte com mais de um integrante da banda para fazer este tipo de serviço, assim, será mais prático de desenvolver e ter idéias.

Siga sempre o seu estilo musical, pois desta forma você conseguirá ter uma banda com uma identidade própria e isso chama muito mais a atenção do público.

Promova sua banda

Quando tudo estiver correto e a banda inteira de acordo entre si, comece a investir na promoção da sua banda.

Crie canais digitais para seu grupo (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Soundcloud) e use-os para anunciar possíveis shows e sons.

Com isso, você conseguirá criar mais contato com o seu público, além de conquistar fãs que acompanharão o processo do seu grupo.

Uma boa dica para o início é disponibilizar as suas músicas online, para que assim as pessoas possam baixá-las e conhecer um pouco mais sobre o seu projeto.

Não desista dos seus sonhos

Sabemos que criar e manter uma banda são tarefas muito difíceis, já que este mercado é muito competitivo e com poucas oportunidades de ajuda, seja ela moral ou de custo.

No entanto, é muito importante que cada um dos músicos que optam por este tipo de trabalho, não desista dos seus sonhos no primeiro não que receber.

Isso porque, infelizmente, essa será a palavra mais escutada pelos artistas durante o processo de crescimento do grupo.

Muitas gravadoras acabam não acreditando ou então cobrando valores absurdos para que uma pequena banda consiga gravar seu primeiro disco e isso acaba atrapalhando o processo evolutivo e o prazer dos músicos pelo ramo.

E ai, gostou das dicas? Então não espere mais, use-as para começar a seguir o seu sonho e montar a sua própria banda!

Se você já faz parte deste ramo musical, conta aqui nos comentários sua experiência e contribua com aqueles que ainda só estão começando a trilhar sua carreira.

1 comment

Add yours
  1. 1
    Jaqueline Oliveira dos Santos

    Oi gostaria de ter uma banda de k-pop você pode me ajudar sim ou não quero ter minha própria banda que meu empresário perguntou se eu tenho banda eu falei que não que eu tenho que ter uma nova banda você pode me ajudar por favor meu nome é Jaqueline Oliveira dos Santos abelha Jaque tá bom prazer te conhecer obrigado pelo seu contato boa noite sou Jack do BTS Brasil

+ Leave a Comment