Como estudar música online? Fique por dentro de 4 dicas!


Se você é um aficionado por música e deseja aprofundar seus conhecimentos práticos e teóricos para dominar cada vez mais seu instrumento, saiba que a internet tem muito a oferecer. Especialmente para quem toca por hobby ou não tem como investir sempre em aulas presenciais, estudar música online é uma excelente saída.

Mas há um detalhe: a principal diferença entre as aulas online e presenciais é que, muitas vezes, não existe um professor esperando por você. Então, seu aperfeiçoamento só será alcançado se houver foco, dedicação e regularidade em sua prática, tal qual acontece em qualquer outro tipo de atividade.

Pensando nisso, escrevemos este artigo, com 4 dicas essenciais para quem tem interesse em estudar música online. Vamos lá?

1. Procure sites bem reconhecidos

A produção de conteúdo para estudar música online está aumentando bastante. Inclusive, grandes professores e instituições nacionais e internacionais estão criando sites ou canais com aulas para todos os níveis de conhecimento, desde o básico ao avançado. O melhor é que muito do conteúdo é de graça ou com assinaturas a um valor bem pequeno — principalmente comparado a aulas presenciais, que chegam a custar R$200 a hora.

Vejamos alguns exemplos:

  • MusicDot – Cursos de música online, Comece agora e aprenda sua primeira música em 10 minutos!
  • Berklee School of Music: iniciativa da Berkley University, tem cursos teóricos e práticos com vários conteúdos gratuitos, do nível básico ao avançado;
  • EM&T: uma das maiores escolas de música do Brasil, tem sua versão online com cursos para instrumentos populares e produção musical. Oferece pacotes mensais;
  • Teoria.com: é um site excelente para aprender teoria musical. Além de entender os conceitos, há vários exercícios para treinar o ouvido para reconhecer notas, intervalos, harmonia, ritmo etc.

2. Fuja do aprendizado instantâneo

A música é um idioma, no qual você aprende a ouvir, falar, ler e escrever. Logo, por mais esforçado que seja, é impossível estar pronto em um mês. Então, vá com calma e não tente queimar etapas, lembre-se que você não é biônico.

Tocar um instrumento, cantar, compor ou reger com habilidade requer muita dedicação. A cada passo, seu conhecimento vai ficando mais consistente e você, aos poucos, vai ganhando desenvoltura. Isso significa entender a técnica do seu instrumento, deixar naturais os dedilhados e movimentos, bem como repetir insistentemente cada trecho da música. Sem falar na teoria musical, que leva um tempo para ser compreendida.

3. Mantenha a mesma metodologia

É fato que na internet há muito conteúdo para estudar, mas você corre o risco de encontrar gente que não é tão boa assim. Por isso, a importância das dicas anteriores, às quais acrescentamos um ponto: a metodologia. Se você ficar assistindo vídeos aleatórios ou pesquisando aqui e ali, é provável que perderá a linha de raciocínio. Então, uma vez escolhido o canal de estudos, persista até consumir o máximo de conteúdos — Lógico, se estiver vendo resultado.

4. Planeje seus estudos

Ainda que seja por hobby, sua evolução depende da prática regular. Para isso, trace um planejamento de seus estudos e procure manter horários específicos durante a semana. O ideal é que você estude, pelo menos, 1 hora todos os dias. Se isso for impossível, procure se organizar para estudos 3 vezes por semana. Por mais facilidade que você tenha, estudar menos que esse tempo pode ser desestimulante.

Agora que você já sabe os primeiros passos para começar a estudar música online, mãos à obra! Com certeza, seguindo essas dicas terá condições de avançar bastante no domínio do seu instrumento.

O post foi útil e você deseja saber mais sobre estudo e performance musical? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos conteúdos!

Categories

3 Comments

Add yours

+ Leave a Comment