Como afinar o violão com o celular?


Saber como afinar o violão pode ser uma das grandes dificuldades que um novo músico venha a ter, mesmo depois de aprender a tocar o instrumento.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, você não encontrará dificuldades de fazer quando realmente aprender como manter o seu instrumento sempre afinado.

Todos nós sabemos que a tecnologia tem avançado rapidamente, tornando tudo virtual e com os afinadores de violões não é diferente.

Isso mesmo, você já pode aprender a afinar seu violão com o auxilio do seu celular e nós vamos te dizer como!

App para afinar o violão: como usar?

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar um aplicativo que vai ser responsável por transformar seu celular em um afinador de violão.

Existem várias opções diferentes nas lojas de aplicativos de smartphones, no entanto, todas elas têm o mesmo propósito, então escolha aquela que mais se adequar ao seu caso, que tenha as melhores avaliações e que seja mais fácil de utilizar.

Apesar de todos esses apps terem a mesma finalidade, é muito importante que a sua escolha tenha a freqüência em Herz (Hz) das cordas.

Isso porque esse é um dos modos mais efetivos, pois ele é exato e os números nunca mentem.

Afinando o seu violão de cordas de nylon ou aço

O método que vamos mostrar agora vai funcionar para o seu violão se ele tiver cordas de nylon ou de aço.

Para fazer isso da forma correta, você vai precisar saber quais as notas que correspondem a cada uma das cordas do instrumento.

O violão tradicional possui 6 cordas e se você conseguir decorar o nome de cada uma delas, mais rápido será de afiná-las.

A contagem delas é sempre de baixo para cima, como nos andares de um prédio, sendo que a primeira corda do instrumento é a mais aguda.

Os nomes de cada uma delas são:

  • 1º corda – Mi aguda – E (conhecida também como mizinha);
  • 2º corda – Si – B;
  • 3º corda – Sol – G;
  • 4º corda – Ré – D;
  • 5º corda – Lá – A;
  • 6º corda – Mí – E (conhecida como mizão ou mizona).

Observação: é importante lembrar que quando estamos usando o afinador de celular nem sempre aparecem somente as letras que foram indicadas acima.

Em alguns aplicativos aparecem as cifras e símbolos de outras notas, mas, para fazer a afinação do instrumento você precisa apenas saber das letras mostradas anteriormente.

Sabemos que temos apenas 7 notas musicais, sendo elas: Dó, Ré, Mí, Fá, Sol, Lá e Sí e depois começa tudo de novo.

Dependendo de como as suas cordas estão posicionadas, elas vão estar afinadas em algumas destas notas, portanto, só bastará você apertar ou afrouxar a corda. Como no diagrama abaixo:

Como afinar o violão pela freqüência das cordas em Herz

Geralmente os aplicativos de celular funcionam de forma semelhante, o que é muito bom, pois facilita no momento de escolher a melhor opção de acordo com o seu gosto.

Observe se existe um cursor (ou qualquer coisa perto disso) e, quando a corda estiver afinada ele deverá estar bem no meio (ás vezes ele indica com a cor verde, para facilitar).

Se o cursor estiver antes do centro, você precisará apertar a corda, se o ponteiro estiver depois do meio, aí você deverá afrouxá-las.

No entanto, esse é um trabalho que deve ser feito com calma e sem colocar força nas cordas, para evitar que elas arrebentem.

Qual a freqüência das cordas do violão em Hertz?

É muito interessante que você saiba também as freqüências das cordas, pois, assim, você terá mais um modo de aferir a altura das mesmas.

Anote essas freqüências e fique de olho no medidor do afinador de violão do seu celular. Dessa forma, você não deixar a corda afinada alto ou baixo demais.

Afinar o seu violão pelas freqüências é uma ótima alternativa para deixar o seu instrumento com uma ótima musicalidade.

Mesmo se o seu violão for novo, é preciso afiná-lo, pois geralmente, os instrumentos que acabaram de sair das lojas possuem as cordas bem frouxas.

Saber a freqüência das cordas do seu violão não é difícil, aqui está a receita:

  • 6º corda – E1 – 82,4 Hz (Grave) Mizona;
  • 5º corda – A1 – 110 Hz;
  • 4º corda – D2 – 146 Hz;
  • 3º corda – G2 – 195 Hz;
  • 2º corda – B3 – 246 Hz;
  • 1º corda – E3 – 329 Hz (Agudo) Mizinha.

Se você está utilizando o seu aplicativo em modo manual, selecione a 2º corda (corda Sí, B), toque-a apenas uma vez e a deixe soando, ou seja, não interrompa o som da corda.

Dessa forma o aplicativo capta o som e te dá a medida em Hz ou em qual freqüência a sua corda está soando no momento.

Confira no aplicativo, quando a corda estiver afinada, faça o mesmo processo nas próximas com muito cuidado e paciência.

Quando todas as cordas estiverem afinadas, toque-as soltas e veja se o som emitido por elas te agrada, se não, refaça a afinação até estar 100% aprovadas.

Mantenha seu violão sempre afinado

Mesmo depois de afinar o violão completamente, com o tempo, você precisará refazer o processo. O motivo para isso é que quando o instrumento é muito novo ou quando usamos poucas vezes, as cordas tendem a retornar constantemente.

Ou seja, você terá que afinar seu violão diversas vezes até que a afinação esteja estabilizada no tom que você deseja.

O lado bom de sempre afinar o seu violão, é que você começa a “afinar o ouvido”. Isso mesmo, com o tempo, você será capaz de distinguir a afinação da corda apenas escutando.

No entanto, é preciso muita prática e muitas afinações para ter a capacidade de realizar o processo apenas ouvindo o som do instrumento.

Viu como é fácil afinar o violão com o celular? Com dedicação e prática, você conseguirá manter a musicalidade do seu instrumento sempre plena e muito agradável.

+ There are no comments

Add yours