Casio – história de superação


De fabricante de calculadoras a uma empresa atuante em vários segmentos, a Casio tem em seu portfólio sucessos comerciais e inovações

Yubiwa-Pipe-casioA Casio foi fundada em abril de 1946 por Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia de fabricação. O nome Casio é uma versão latinizada de Kashio. Foi depois da 2ª Guerra Mundial que a família acreditou que um nome mais ocidental seria melhor para o negócio. O primeiro grande produto de Kashio foi o Yubiwa, um anel com uma boquilha que era utilizado para segurar um cigarro, permitindo que o fumador pudesse fumar um cigarro até ao filtro e ainda conseguir usar as duas mãos. Como o Japão se empobreceu muito imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, os cigarros eram valiosos e a invenção foi um sucesso.

Depois de ver as calculadoras elétricas no primeiro Business Show em Ginza, Tóquio, em 1949, Kashio e seus irmãos mais jovens (Toshio, Kazuo e Yukio) usaram seus lucros conseguidos com o Yubiwa para desenvolver suas próprias calculadoras. A maioria das calculadoras daquela época utilizava engrenagens e podia ser operada à mão com uma manivela ou usando um motor. Toshio, irmão de Tadao, possuía algum conhecimento de eletrônica e decidiu fazer uma calculadora utilizando solenóides. A calculadora desk-sized foi concluída em 1954 e foi a primeira calculadora eletromecânica do Japão. Em 1957, a Casio lançou o Modelo 14-A, a primeira calculadora compacta totalmente eletrônica do mundo e mudou o nome da empresa para Casio Computer no dia 1 de junho, data que a companhia considera sua fundação.

Casiotone_201Em 1980, a Casio lançou seu primeiro instrumento eletrônico portátil . O Casiotone 201 trazia polifonia de oito vozes e 29 presets produzidos pela tecnologia de síntese “Consonant-Vowel”, que consistia em duas ondas, processadas por diferentes filtros controlados por envelope, mixadas. O primeiro Casiotone com ritmo foi o Casiotone 301, lançado no mesmo ano. Também em 1980, a Casio lançou seus primeiros teclados de médio porte, o Casiotone M-10 com quatro presets, e o MT-30 com 22 presets, ambos sem ritmo e acompanhamento. O Casiotone MT-40, lançado no ano seguinte, foi o primeiro a oferecer acompanhamento automático, na verdade apenas um baixo. O Casiotone 401 foi o primeiro teclado da marca a trazer acompanhamento polifônico, com fill-ins e variações. O mais famoso teclado Casio, no entanto, é provavelmente o VL-Tone 1, primeiro miniteclado da marca. Utilizava uma síntese bem simples com apenas uma onda filtrada.

Casio CZ-1000Em meados da década de 1980, a Casio tentou ingressar no mercado profissional de música, embora a primeira tentativa de construir um instrumento profissional (o Casiotone 1000P em 1982) não tenha se revelado um sucesso. A Casio tentou novamente quando lançou a linha de sintetizadores CZ, primeiras máquinas totalmente digitais da empresa, que emulavam a síntese FM com a tecnologia PD (distorção de fase) desenvolvida por ela. Os CZ rapidamente se tornaram um grande sucesso e hoje são considerados clássicos. Em 1985, surgiram o CZ-101 (o único CZ midsize) e seu irmão maior, o CZ-1000.

A empresa também desenvolveu alguns teclados high-end domésticos, que utilizavam a síntese PD para os presets, coo o CT-6000. O modelos oferecia muitas características profissionais e novos recursos, como teclas sensíveis à velocidade com aftertouch, roda de pitch bend e suporte MIDI.

vz13Em 1988, a Casio incitou uma tentativa de repetir o sucesso da linha CZ no mercado profissional. A série VZ de sintetizadores utilizava um método de síntese chamado de IPD (Interactive Phase Distortion), versão expandida da síntese de PD a da CZ. Infelizmente, e ao contrário dos sintetizadores anteriores CZ, o IPD era complexa e difícil de programar.

A partir daí, a Casio decidiu se dedicar ao mercado doméstico de teclados arranjadores, dando mais ênfase a outros segmentos, como o de relógios e de calculadoras. A empresa também expandiu a classe de instrumentos lançando baterias, guitarras e instrumentos de sopro digitais. Com o lançamento da linha Prívia, em 2002, a Casio retornou ao mercado profissional ao oferecer um piano digital de qualidade e preço competitivo.

px-400r-beb4ab45bef4a684a97200fb41197397

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment