Veja que a partir da tríade de Dó seguimos as notas da escala achamos as outras tríades (os acordes) do campo harmônico de Dó Maior. Lembrando: essas notas após as notas da tríade de C (C - E - G), são uma continuação da escala de Dó.
Vejamos outro exemplo. Agora usando a escala de Fá Maior. Observe a imagem:
Usamos as notas da tríade de Fá Maior e a partir dessas notas (F - A - C) fazemos a continuação da escala e achamos as notas correspondentes aos acordes do campo harmônico de Fá Maior.
Observe que há uma ordem de acordes nos campos harmônicos em que o primeiro, quarto e quinto acordes são maiores, o segundo, terceiro e sexto são menores e o último é diminuto.
Sendo assim, tiramos o "desenho" dos campos harmônicos maiores, observe abaixo:
Para os menores usamos a mesma ideia, mas claro que a escala menor é diferente da maior, sendo assim, o desenho do campo harmônico menor também muda.
O "problema" do campo harmônico menor é que ele é formado por três escalas básicas, diferente do campo harmônico maior que é só uma.
Então, para entender melhor, abaixo tem as três fórmulas dos campos harmônicos.
(Como sabemos, a escala menor é desprovida de dominante).
(As sétimas estão indicando se os acordes tem sétima maior ou sétima menor)
Vamos ver um exemplo na tonalidade de Lá:
Escala de Lá menor natural: A – B – C – D – E – F – G
Escala de Lá menor harmônica: A – B – C – D – E – F – G#
Escala de Lá menor melódica: A – B – C – D – E – F# – G#
Agora vamos ver os campos harmônicos de cada uma das escalas citadas acima:
Lá menor natural (relativa de C): Am – Bm(b5) – C – Dm – Em – F – G
Lá menor harmônica: Am - Bm(5b) - C(5#) - Dm - E - F - G#m(5b)
Lá menor melódica: Am - Bm - C(5#) - D - E - F# - G#m(5b)

