Bateria para iniciantes: o guia completo para você aprender


Você sabia que existem técnicas de bateria para iniciantes? Pois é, ao contrário do que muitos pensam, é possível aprender esse instrumento aos poucos e sem grandes dificuldades.

No entanto, como qualquer outro assunto, tocar bateria também exige disciplina e comprometimento para conseguir atingir esse objetivo.

Isso porque apesar de existir a possibilidade de aprender sem grandes dificuldades, a bateria exige agilidade e precisão em todos os movimentos, além de uma boa coordenação motora.

Para que você consiga adquirir todas essas habilidades, criamos um guia completo com tudo o que precisa saber para começar sua carreira como baterista.

bateria para iniciantes

Entenda o instumento

Uma bateria é composta por: bumbo, caixa, pratos, surdo e tons. Cada uma dessas peças possui as suas particularidades e é preciso saber o momento correto para tocá-las.

Esse instrumento é muito interessante para o desenvolvimento da coordenação e da noção de espaço e tempo, já que exige muitos movimentos mútuos com as mãos e os pés.

Adquira sua bateria para iniciantes

Existem diversos tipos de baterias nas lojas de instrumento e o ideal é que você escolha aquela que mais te agrada e atenda ás suas expectativas.

Se possível, experimente cada um dos tipos para conseguir ter mais certeza de qual modelo é o correto para o seu caso.

O ideal é que em um primeiro momento você opte por comprar uma bateria mais básica e barata, para que possa praticar sem ter medo de ocorrer algum tipo de problema ou que seja necessário gastar muito dinheiro.

Com o passar do tempo, quando estiver mais habituado com o instrumento, você pode optar por um modelo mais caro e profissional.

Aprenda a segurar as baquetas

O próximo passo é aprender a segurar as baquetas, que são a forma como você irá bater nas peças da bateria, fazendo com que ela emita os sons.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, usar as baquetas pode acabar sendo bem difícil no primeiro momento, já que requer uma forma específica para ser segurada, para que você possa ter desenvoltura para tocar o instrumento.

Comece por ficar com as mãos ao lado do corpo e use a mão esquerda para colocar um dos palitos na direita.

Em seguida, use a parte plana do polegar para pressionar o manche e enrole o restante dos dedos. Após finalizar, repita o processo na outra mão.

Enquanto estiver segurando as baquetas, você deve fazê-lo atrás do ponto de equilíbrio ou no meio do bastão.

Embora haja diversas formas para usar os seus bastões para tocar o instrumento, mesmo sendo iniciante, você terá tempo de sobra para experimentar diferentes técnicas e determinar o que funciona melhor para o seu caso.

Aprenda seu primeiro som

Nesta fase você já estará pronto para começar a aprender a tocar um ritmo. No entanto, é preciso ter ciência de que esse momento pode acabar demorando um pouco, o que pode ser frustrante, mas não desista, você vai conseguir se continuar tentando!

Se você não tiver um profissional para te ensinar os movimentos e sons, busque vídeos no Youtube de seus artistas favoritos e tente acompanhar e repetir os movimentos que eles realizam.

Com o tempo você entenderá cada um dos sons e as formas como eles podem ser emitidos pela bateria.

Cuide bem do seu instrumento

A bateria é um instrumento de percussão, ou seja, ela precisa ser batida para emitir os sons corretos.

No entanto, neste caso, as partes da bateria contam com uma pele que fica esticada nos tambores, sendo responsável pelo acústico do instrumento.

Essa pequena pele é bem sensível e, apesar de ter sido feito para receber pancadas das baquetas, é preciso conhecer as formas como fazer isso para evitar que rasguem e te tragam prejuízo.

Pode ser que no inicio você tenha mais dificuldade em saber a força correta para usar no instrumento, mas tenha calma e continue praticando, quando estiver mais confiante, os movimentos serão praticamente automáticos para você.

É muito importante saber cuidar da sua bateria, assim como conhecer as formas de conservá-la, pois se trata de um instrumento caro e delicado e ninguém gostaria de ter que gastar com uma nova a cada três meses.

Lembre-se da sua saúde

Assim como é importante cuidar da sua bateria, você não pode abrir mão da sua própria saúde no momento de tocar um instrumento.

Acontece que ao tocar um equipamento de percussão, você realiza movimentos rápidos, firmes e repetitivos, o que pode causar lesões nos seus músculos.

Portanto, antes de iniciar suas sessões de bateria, lembre-se de realizar alongamentos, principalmente nos braços e mãos, para evitar problemas para você.

Outro ponto de atenção é a forma como você deve se sentar no banco para tocar a sua bateria. Isso porque os assentos de instrumentos não possuem encostos, o que compromete a coluna do músico.

Por conta disso, sempre fique atento ao modo como você está se sentando no momento de tocar o instrumento e busque sempre estar com a coluna correta, para que não desenvolva nenhum tipo de desvio ou doença crônica.

Busque o aperfeiçoamento

Após um tempo praticando, você poderá se dar conta de que estará com pouca dificuldade de emitir algumas notas e sons, podendo até já ter aprendido algumas músicas inteiras.

No entanto, é sempre bom continuar buscando o aperfeiçoamento do instrumento, mesmo naquilo que você já se sente confortável.

Se a sua idéia é um dia se tornar um músico profissional, essa dica é muito valiosa, pois conhecer as notas e músicas não será suficiente, necessitando saber todas as técnicas e realizar os movimentos de forma firme, quase que automática.

Se possível, busque o auxilio de uma escola ou professor de bateria para iniciantes, para que possa aprender novas formas de tocar o instrumento.

Se não for algo que você pretende fazer, encontre tutoriais em vídeos na internet e desenvolva suas técnicas, mesmo que sozinho.

Com dedicação e persistência, você poderá se tornar um ótimo baterista. Com as dicas que demos nesse post, você já pode se lançar como um iniciante neste ramo, sem medo.

Você conhece e toca o instrumento? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários e ajude aqueles que ainda estão começando sua carreira musical.

+ There are no comments

Add yours