Aprenda como tirar música de ouvido


Saber como tirar música de ouvido é uma das metas mais buscadas pelos artistas deste ramo, sejam eles profissionais ou iniciantes.

Ele é um tipo de fenômeno auditivo, considerado bastante raro, que se caracteriza pela habilidade de uma pessoa identificar ou recriar uma nota musical, sem nem mesmo ter um tom de referência.

Ou seja, uma pessoa com este tipo de habilidade tem a capacidade de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical, marcado por um símbolo apropriado.

Uma pessoa com este tipo de dom pode dizer se um tom tocado acusticamente é mais agudo ou mais baixo em relação a uma entonação padrão interna a tal possuidor.

Apesar de ser algo que poucas pessoas já nascem sabendo, existem técnicas que podem ensinar a tirar música de ouvido. Confira algumas dicas!

Estude teoria e harmonia

O primeiro passo é estudar e saber a fundo sobre teoria e harmonia, ou seja, tudo aquilo que você toca em um instrumento.

Por exemplo: se você sabe que a música que está tirando é no tom de Dó Maior, por isso não pode conter sustenidos ou bemóis e os acordes contidos neste tom são: C Dm Em F G Am Bm (b5), não precisará ficar procurando 1000 acordes até encontrar um que encaixe.

Portanto, é muito importante estudar bem os intervalos, escalas, formação de acorde, divisão rítmica, etc.

Pratique ouvindo o que está tocando

Prestar a atenção no que está sendo tocado  é um importante passo para conseguir tirar uma música de ouvido.

Então, uma ótima dica é se desligar de tudo o que está na sua volta e prestar total a atenção apenas em você e no seu instrumento.

Com isso você poderá exercitar as formas de conseguir desenvolver esta habilidade.

Escute a música que você quer tirar

Não pense que você escutou a música uma única vez e apenas com isso vai conseguir tirar ela de ouvido.

Para desenvolver esta especialidade você precisará ouvi-la repetidas vezes, para que assim conheça todas as suas características.

É muito importante gravar tudo o que a canção tem como introdução, estrofes, refrão, ritmo, estilo, etc.

Conheça bem os estilos musicais

Todas as pessoas possuem os seus estilos musicais preferidos, no entanto, é muito importante que você conheça o máximo de estilos que puder.

Isso porque cada um deles têm as suas particularidades, como progressões de acordes, características, escalas, ritmos, etc.

Se você conseguir adquirir bastante conhecimento de todos eles, vai ser muito mais fácil de saber o caminho que tem que ser seguido para começar a tirar de ouvido.

+ There are no comments

Add yours