Aplicativo da Casio recria linha CZ e a coloca ao alcance de todos


screen480x480Disponível na Apple Store, aplicativo reproduz a funcionalidade dos modelos da linha Casio CZ e disponibiliza novas funções, ressuscitando a síntese PD (phase distortion)

A série CZ de sintetizadores foi produzida pela Casio na década de 1980, reunindo ótima relação custo-benefício e síntese flexível, capaz de criar sonoridades interessantes e características. Foram oito modelos lançados – CZ-101, CZ-230S, CZ-1000, CZ-2000S, CZ-2600S, CZ-3000, CZ-5000 e CZ-1 – que influenciaram outras empresas a também lançarem sintetizadores de baixo custo. A técnica de síntese utilizada foi a Phase-Distortion (distorção de fase), evolução do Cosmo Synth System desenvolvido sob encomenda para Isao Tomita.

screen480x480 (1)O grande diferencial da linha – e que permita que fosse tão acessível – foi a utilização de síntese digital sem o uso de um filtro, ao contrário da síntese substrativa que os utilizava. Oito formas de onda básicas estavam disponíveis, cinco das quais com possibilidade de serem moduladas por outras, resultando em 33 formas de onda resultantes. Os modelos CZ-101 e CZ-1000 possuíam apenas oito osciladores digitais. Para timbres que utilizassem um oscilador por voz, a polifonia era de oito notas, mas se dois osciladores fossem usados para produzir um timbre, a polifonia caía para quatro vozes. Já os modelos CZ-3000, CZ-5000 e CZ-1 possuíam 16 osciladores digitais. O gerador de envelope de oito níveis presente na linha CZ era muito mais flexível que os tradicionais envelopes ADSR, permitindo ao músico maior criatividade e facilidade de programação.

screen480x480 (3)O aplicativo
Disponível na Apple Store por apenas US$19,99, o aplicativo da Casio oferece um gerador de timbres phase distortion de quatro partes e 36 formas de onda, originando sonoridades que podem ser reproduzidas via MIDI. Recriando a síntese da linha CZ, a Casio coloca nas mãos do usuário um de seus maiores trunfos e sucessos comerciais, com timbres utilizados por artistas como Vince Clarke, Jean Michel Jarre e Moby, entre outros.
Mais informações e o download do aplicativo estão aqui!

Categories

1 comment

Add yours

+ Leave a Comment