9 dicas para treinar a palhetada alternada


Você já ouviu falar na palhetada alternada? Ela nada mais é do que uma técnica utilizada por quase todos os guitarristas.

Saber realizar tais movimentos pode trazer um tom diferente para a música que você está tocando e, consequentemente, te dará mais visibilidade nesse mundo artístico.

Gostaria de aprender mais sobre essa diferente forma de tocar seu instrumento de corda? Então continue nos acompanhando e tenha acesso às melhores dicas de como realizar a palhetada alternada.

1- Comece sem pressa

A primeira dica para desenvolver a habilidade de realizar a palhetada alternada é começar lentamente.

Pode parecer óbvio, mas é muito comum que as pessoas tenham pressa de aprender e tentem pular diversas etapas importantes do processo.

No entanto, é preciso realizar esse estudo quando estiver relaxado, pois assim, você terá mais facilidade em receber as informações e executá-las.

Geralmente, os exercícios indicam que você deve começar em 60 bpm, mas apenas deve levar em consideração essa idéia quem já está apto a tocar instrumentos de cordas.

É muito normal que cada uma das pessoas tenha o seu tempo, portanto, sempre respeite o seu ritmo.

2- Se atente a postura

A postura é um dos aspectos mais menosprezados quando se pratica guitarra ou violão. No entanto, a forma como sentamos e seguramos o instrumento não pode ser deixada de lado por questões de saúde.

Isso porque quando usamos a postura correta, estamos nos salvando de lesões permanentes em longo prazo.

Além disso, se você mantém uma postura inadequada, existem muitas chances dela atrapalhar o seu processo de aprendizado.

Algumas dicas de postura:

  • Sente-se direito e não desleixado;
  • Mantenha o seu corpo, principalmente os seus ombros, pulsos e pescoço relaxados;
  • A guitarra deve estar bem levantada, então utilize um apoio para o pé, se possível;
  • Se estiver em pé, não deixe a guitarra ao nível dos joelhos e curvado para tocar.

Seguindo essas dicas, você não precisará se preocupar com problemas de coluna futuramente.

3- Mantenha a respiração calma

Muitas pessoas imaginam que a respiração possa parecer uma dica sem sentido para este caso, no entanto, ela é muito mais importante do que imaginamos.

Quando aprende algo novo, ou quando treina os músculos para fazer algo um pouco mais rápido, repare sempre na sua respiração.

Respirar pode ser algo muito fácil de tomar a sua atenção e mesmo sem perceber, ela faz uma diferença enorme.

4- Utilize um temporizador

Quando você está aprendendo uma nova técnica, é muito importante continuar a fazer o exercício por um período de tempo considerável.

Por exemplo, pegue num exercício de palhetada alterna e repita a um tempo lento durante 5 minutos seguidos.

Se não o conseguir fazer, então você provavelmente já adquiriu força e resistência suficientes para essa repetição.

5- Seja eficiente

Ser eficiente é utilizar os dedos correctos para executar os exercícios. Se não imagine o quão os dedos têm de viajar pelo braço da guitarra.

É muito melhor estar apto a relaxar os dedos e ter eles em cima dos trastes, que os ter tensos e a viajar uns trastes para frente e para trás.

Aprender a manter as suas mãos e dedos relaxados enquanto minimiza o tempo para chegar às notas irá melhorar a sua velocidade e sonoridade.

6- Tenha consistência

Consistência é outro aspecto de extrema importância que um músico treinando palhetada alternada deve ter.

Aprender uma nova técnica consome muito tempo porque está a treinar o seu cérebro a coordenar os seus músculos mais complexos a fazer algo que não está habituado.

Isto significa que tem de haver uma adaptação neurológica e muscular, e isso leva algum tempo. A única forma de acelerar este processo, por estranho que pareça, é treinar lentamente e frequentemente.

É muito importante começar a adicionar à sua rotina de treino, exercícios focados na técnica durante um tempo.

Por exemplo, pegue em três ou quatro exercícios de palhetada alternada e pratique-os durante 5 minutos sem parar.

Faça isto 5 dias por semana ou quantas vezes treinar por semana.

7- Faça pausas

As pausas vão permitir que os seus músculos relaxem e, assim, a sua mente também irá descansar.

A concentração é como um músculo no ginásio, do qual você deve treinar intensamente durante um curto período de tempo e fazer breves pausas.

Isso vai permitir que estes 5 minutos de concentração sejam de total foco e depois recupere o seu fôlego e repita o processo.

Podemos garantir que isso é muito mais rentável do que treinar duas horas seguidas sem parar em nenhum momento.

8- Trabalhe o seu pulso

Para realizar a palhetada alternada, é preciso utilizar o pulso. Utilizar essa parte do corpo irá fazer com que você permita a sua mente de relaxar.

Você deve trabalhar o seu antebraço relaxado apoiado no corpo da guitarra, dessa forma, você terá uma maior desenvoltura para realizar os movimentos.

9- Agarre a palheta corretamente

É muito comum que cada um dos músicos possuam a sua forma de agarrar a palheta, no entanto, existe a maneira correta para executar a palhetada alternada.

O ideal é agarrar o objeto entre a palma e a lateral do seu dedo indicador e o polegar. Tente e mantenha o restante dos dedos da mão sempre relaxados e soltos.

Seguindo essas 9 dicas, você com certeza terá a capacidade de executar a palhetada alternada de forma correta e ainda expandir seus conhecimentos em um instrumento de cordas.

+ There are no comments

Add yours