8 dicas para você aprender a compor músicas de forma simples


Você se considera um bom ouvinte? Se você deseja compor músicas com facilidade, é extremamente importante melhorar suas habilidades auditivas

Afinal de contas, os seus ouvidos são ferramentas extremamente importantes tanto para as atividades do dia a dia quanto para que você consiga compor de acordo com a estrutura de uma música.

Por isso, ressaltamos que, se você não apurar este sentido, dificilmente terá um bom desenvolvimento na hora de compor músicas ou tocar instrumentos.

Para te ajudar a se expressar artisticamente escrevendo uma letra de música ou compondo uma melodia, separamos algumas dicas importantes de como compor músicas, além de uma lista de 8 apps que podem melhorar as suas habilidades auditivas.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

 

compor musicas pessoa ouvindo

Como faço para compor músicas?

Você já se perguntou “o que é compor uma música”?

Por ser uma atividade relacionada com a vida ou imaginação da pessoa que escreve, a arte de compor músicas é bastante intuitiva e subjetiva.

E por conta disso, a maior parte das técnicas existentes para aprender a compor músicas envolvem a tarefa de desenvolver o compositor que vive dentro de você.

Confira abaixo algumas dicas de como escrever uma letra de música:

Ande com um bloco para anotações

Um caderno ou bloquinho de notas (inclusive o online) pode ser o seu melhor amigo na hora de compor músicas.

É nele onde você começará os seus primeiros rabiscos e poderá registrar ideias que surjam no dia a dia.

Aproveite para anotar nomes, temas de música, pensamentos, frases e até mesmo histórias que você possa imaginar ao ver alguém passando na rua ou sentado no ônibus.

Alguns compositores de música começam pela letra, já outros vão direto para as batidas da música, que depois deverão se encaixar com a parte escrita.

Seja como for, ter algo próximo para registrar ideias que surjam da rotina fará toda diferença para você compor músicas que outras pessoas possam se identificar.

Estude a letra de outros artistas

Estudar a letra de artistas (e a história por trás delas) poderá fazer toda diferença na hora de aprender como compor músicas.

Isso porque, a partir da análise dos versos, você irá captar o tom, as palavras escolhidas e o nível de clareza que o compositor escolheu (lúdico ou direto, por exemplo)  para transformar um acontecimento pessoal em música.

E assim, poderá ter o insight que faltava para transformar uma inspiração registrada no seu bloco de notas em uma música de sucesso.

Outro ponto super importante relacionado à leitura de músicas sem sonoridade é aprender sobre a poesia presente nas composições e como ela contribui para tornar a estrutura mais natural e agradável.

Permita-se criar

Não há como fugir: para escrever uma letra de música, você precisa…Escrever.

Sendo assim, depois de estudar algumas letras e revisar seu bloco de anotações, separe um tempo para rabiscar seus primeiros versos sem se preocupar com sonoridade, ritmo e melodia.

Escreva sobre um acontecimento importante, algo que você está sentindo ou alguém que te alegra ou entristece. Não importa!

Na hora de compor, pode dar super certo deixar as emoções tomarem conta e só no final se preocupar com frases desconexas ou estrutura musical.

 

Utilize o celular ao seu favor

Já parou para pensar que o seu smartphone oferece diversas ferramentas úteis para o processo de composição musical?

Uma delas, e mais óbvia, é o gravador de voz, que pode ser usado para registrar os primeiros versos com a sua própria voz.

Ao escutar o áudio posteriormente, é possível que você perceba a sonoridade escondida na sua letra e inspire-se para começar a produzi-la.

Outra forma de utilizar seu celular para compor músicas online é acessando um dicionário de rimas.

Mesmo que não sejam obrigatórias, as rimas fazem bastante diferença para uma música, dando mais ritmo e sentido para os versos.

Por meio de dicionários de rimas online, você conseguirá criá-las sem precisar de muita dor de cabeça.

Escreva tocando um instrumento

Muitos compositores preferem compor músicas enquanto tocam seus instrumentos, como piano ou violão.

Isso porque, através deles, fica mais fácil criar a base de melodias e preenchê-las com letras que surgem na sua mente (aqui, ter um caderninho ao lado para registrar as frases é essencial).

Mesmo que o seu foco seja uma música com produção mais eletrônica ou com sintetizadores, começar com um teclado ou violão pode ser ótimo para experimentar sonoridades.

O que são as habilidades auditivas?

Existem três etapas básicas na comunicação: escuta, compreensão e fala. E entre esses passos, existem uma série de competências que precisam ser trabalhadas: as habilidades auditivas.

Elas auxiliam na percepção da fala, em outras palavras, elas ajudam a identificar se existe ou não a presença de som.

Antes de retornar ao que nos é comunicado, precisamos perceber que existe alguém entrando em contato conosco. Depois disso, passamos para as duas outras etapas, que são a compreensão e a expressão.

Apps para melhorar suas habilidades auditivas para compor músicas

Existem diversos aplicativos que podem ajudar você a treinar as suas habilidades auditivas e conseguir compor boas músicas.

Confira abaixo as principais características sobre cada um deles:

1. Tenuto

O Tenuto é uma versão de aplicativo de ferramentas muito utilizada para desenvolver o lado auditivo e compor músicas com mais facilidade.

Ele apresenta como referência visual o braço de uma guitarra, o que é muito útil para quem toca este tipo de instrumento.

2. Teoria

O Tenuto é um ótimo recurso para treinamento auditivo e ainda é gratuito!

Ele também conta com um tutorial e uma seção de referência, além de os seus testes de treinamento de ouvido de jazz serem ótimos para aprender a identificar acordes estendidos e complicados.

3. Good-Ear.com

Se você está em busca de um site gratuito para compor músicas, então o Good-Ear.com é uma ótima opção para o seu caso.

Apesar de possuir uma aparência nem tão atraente, ele apresenta um ótimo trabalho para quem necessita deste tipo de instrumento.

4. EarMaster

O EarMaster já existe há um tempo e hoje em dia se encontra na versão número 7, ou seja, já passou por diversas atualizações e melhorias.

Ele se integra bem ao ensino de música tradicional, tornando-o um aplicativo perfeito para estudantes que desejam aprender a compor músicas.

5. Quiztones

Já o Quiztones é um aplicativo para compor músicas que possui uma interface muito fácil de trabalhar e um design muito elegante.

Ele possui funcionalidades que podem te questionar sobre arquivos presentes na sua própria biblioteca de música, assim como as fontes comuns como bateria, guitarra, baixo e vocal.

6. Soundgym

Se você deseja ter um programa que oferece diversos recursos de treinamento auditivo para compor músicas, você pode optar pelo Soundgym.

É possível aprender sobre frequência, tipos de filtro de EQ, diferenças de ganho e localização de som.

compor musicas pessoa tocando

7. EarPlugins

O EarPlugins é um ótimo plugin VST gratuito para treinamento de frequência.

Ele fica dentro de uma DAW para que você possa se questionar sobre elas diretamente de suas sessões.

8. TrainYourEars

Por fim temos outro ótimo aplicativo para te ajudar a compor músicas: o TrainYourEars.

Ele possui um recurso interessante que permite que você aprenda a fazer correções de equalização ao invés de adivinhar as frequências afetadas.

No TrainYourEars, você também pode criar programas de treinamento personalizados para você também.

Na Teclacenter você encontra os melhores instrumentos musicais!

Conclusão

Investir nas suas habilidades auditivas vai ajudar muito no seu desenvolvimento enquanto músico. Utilizar aplicativos é uma boa forma de treinar essas habilidades e ter uma audição mais aguçada.

+ There are no comments

Add yours