7 exercícios com a esquerda para teclados


Tocar com a mão esquerda no teclado, geralmente, é um grande problema para a grande maioria dos tecladistas, principalmente os destros.

No entanto, engana-se quem pensa que esse tipo de dificuldade só ocorre com as pessoas que começaram a treinar agora.

Isso porque até mesmo os músicos que praticam há anos também apresentam problemas para tocar com a mão esquerda.

Mas você deve estar se perguntando: qual a razão para isso? E a resposta é muito simples, porque você usa a maior parte da sua força na sua mão direita.

Sabendo disso, fica mais claro entender que se você começar a praticar mais exercícios com a mão esquerda no teclado e se forçar a tocar mais com ela, atingirá um nível técnico muito melhor com essa mão.

Pensando nisso, separamos 7 exercícios que você pode fazer com a sua mão esquerda no teclado. Confira!

Exercício 1

Nesse exercício você deve tocar a T, 5J e 9 de cada acorde. Começando pelas naturais, depois acrescentando sustenidos e bemóis.

Veja os exemplos de cada um dos acordes:

Exercício 2

Nesse exercício você deve tocar a T, 5J, 9, 5J, 9, 5J, 9, 5J de cada um dos acorder, repetidamente, dentro dos quatro tempos do compasso.

Começando pelas notas naturais, depois acrescentando sustenidos e bemóis.

Veja os exemplos em cada acorde:

Exercício 3

Já neste exercício você deve tocar a T, 5J e 10 (3) de cada acorde. Começando pelas notas naturais, depois acrescentando sustenidos e bemóis.

Veja os exemplos em cada acorde:

Exercício 4

No nosso quarto exercício você deve tocar a T, 5J, 10, 5J, 10, 5J, 10, 5J de cada um dos acordes, repetidamente. Começando pelas notas naturais, depois acrescentando sustenidos e bemóis.

Confira os exemplos a seguir:

Exercício 5

Nesse exercício você deve tocar a T, 5J, 9 e 10 de cada um dos acordes. Começando pelas notas naturais, depois acrescentando sustenidos e bemóis.

Veja alguns exemplos:

Exercício 6

No nosso sexto exercício você deve tocar a T, 5J, 9, 5J, 10, 5J, 9, 5J de cada um dos acordes, respeitando os 4 tempos de cada compasso.

Começando pelas notas naturais, depois acrescentando sustenidos e bemóis.

Confira os exemplos em cada um dos acordes:

Exercício 7

Já neste último exercício, você deve tocar a T, 5J, 8J e T + 5J uma oitava acima. Começando pelas notas naturais, depois acrescentando sustenidos e bemóis.

Veja os exemplos em cada acorde:

É muito importante praticar com a mão esquerda no teclado, pois só assim você conseguirá desenvolver melhor seus arranjos, fraseados e dedilhados.

Quais são as principais diferenças entre o piano e teclado?

É muito comum que as pessoas acabem se perguntando se realmente existe alguma diferença entre pianos e teclados e a resposta é que sim, e elas são muitas.

Elas são:

  • O piano é um instrumento em que cada pressão de dedo sobre as teclas faz com que um mecanismo de cordas seja ativado, ou seja, se trata de um objeto mecânico.
  • Já o teclado pode ser tocado de diversas formas, onde cada uma de suas teclas simule um som específico, de acordo com o efeito que foi escolhido no instrumento.
  • O teclado possui uma qualidade de som muito maior do que os pianos, já que se trata de um instrumento eletrônico.
  • Os pianos possuem uma vida útil muito maior do que os teclados e podem ser restaurados com o passar do tempo. Apesar de ter um custo alto para ser mantido, ele pode ser passado por várias gerações.
  • Os teclados permitem que você grave sons em sua memória. Portanto, se você criou uma melodia que deseja usar futuramente ou que quer guardar, basta salvar que o instrumento a manterá.
  • Os pianos permitem que os músicos exercitem mais a sua coordenação motora, tanto das mãos, quanto dos pés, já que conta com pedais que precisam ser usados harmonicamente com a música.

O que quer dizer então que o teclado é um equipamento eletrônico.

Além disso, também é possível ver as diferenças dos instrumentos em suas teclas, já que as do teclado são mais leves, enquanto as do piano exigem um pouco mais de agilidade e força nos dedos para que as notas saiam completas.

Duas outras diferenças entre piano e teclado são o tamanho dos instrumentos e o valor que eles são comercializados.

O piano é mais encorpado e conta com um diâmetro maior e necessita de ser instalado em um local bem espaçoso, enquanto o teclado, por sua vez, é mais compacto e facilmente usado em qualquer tipo de canto do cômodo.

+ There are no comments

Add yours