5 motivos para estudar teoria musical


É muito comum ver alguns músicos que já possuem algum conhecimento em determinado instrumento não darem valor para a teoria musical.

Apesar do que muitos imaginam, ela é de extrema importância, principalmente para aqueles que desejam seguir a carreira musical.

Se você ainda não sabe o que é a teoria musical e os motivos para estuda-la, continue nos acompanhando neste post!

O que é a teria musical?

A teoria musical é a forma de explicar como uma música funciona. Ou seja, ela é a estrutura por trás das canções que apreciamos.

Ela também é responsável por mostrar o caminho que devemos seguir durante o desenvolvimento musical.

Compreender os conceitos deste estudo é a chave para progredir no seu objetivo e até mesmo romper bloqueios criativos.

Por que aprender teoria musical?

Se você está em busca de conhecer alguns motivos que te façam pensar em estudar teoria musical, você está no lugar certo.

Conheça 5 razões pelas quais devemos conhecer mais sobre este estudo:

1- Ser mais independente

A teoria musical permite que você consiga entender certos termos e técnicas que farão toda a diferença no momento de tocar um instrumento.

Por conta disso, quando você faz este tipo de estudo, você estará se tornando mais independente, pois passará a não precisar mais de auxilio em muitas situações de aprendizado.

2- Economizar tempo

Quando um músico possui o conhecimento em teoria musical, ele conseguirá otimizar o seu tempo no momento de estudar uma música.

Isso porque ela permitirá que a pessoa saiba o tom e os acordes necessárias para tocar certas canções, sem a necessidade de pesquisar ou então de treinar nota por nota.

Ou seja, a pessoa que estudou consegue realizar processos mais rápidos e eficazes, trazendo uma boa economia de tempo.

3- Melhor comunicação

Um músico que se preze sempre irá trabalhar com termos técnicos, seja em uma banda ou em carreira solo quando conversar com produtores.

A teoria musical é a porta mais adequada para seguir no momento de aprender o que todos os profissionais da área estão falando.

Se você pretende seguir essa carreira irá ouvir muitas pessoas falando coisas como “o refrão é em 3 por 4” ou então “depois de dois tempos você entra”.

Com este estudo você poderá se comunicar neste tipo de linguajar sem se confundir ou estranhar, facilitando a comunicação entre todos da banda.

4- Poder de escolha

Há pessoas que acreditam que estudar teoria musical pode fazer você soar mecânico e engessado.

Porém, esse é um grande equivoco!

Quando você entende sobre harmonia e escalas, você começa a ter opções e poderá escolher uma sonoridade ideal para você e possui diversas ferramentas ao seu alcance.

5- Não depende de inspirações

É liberdade e controle que você quer? Então é isso que a teoria musical irá te dar.

Um exemplo disso: você precisa criar um solo de guitarra para um show que será feito hoje á noite com a sua banda, mas a inspiração não vem e você só consegue ver as horas passando.

Se você é uma pessoa que já estudou harmonia, tríades, escalas e ritmos, então você terá uma grande facilidade de passar por este obstáculo e fazer suas criações.

Viu como a teoria musical é importante? Então, comece o quanto antes a estudar e garanta uma qualidade muito maior para o seu trabalho.

+ There are no comments

Add yours