4 técnicas de criar e praticar solos de guitarra


Os solos de guitarra possuem uma sonoridade excelente e é capaz e abrir muitos caminhos para o artista.

É por conta disso que estudá-lo em todas as formas e técnicas possíveis é muito importante para que o músico tenha novas possibilidades em sua carreira, principalmente no momento da improvisação.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 técnicas para criar e praticar os seus solos de guitarra e ter mais desenvoltura para executá-los.

4 técnicas usadas para criar e praticar os solos de guitarra

Existem quatro formas das quais você pode utilizar para criar e praticar os seus solos de guitarra, seja você iniciante ou profissional.

1- Sweep Picking

Essa técnica consiste em palhetar uma ou mais cordas em uma mesma direção.

O método é mais utilizado quando o assunto é solos de guitarra, pois ele “economiza” a palhetada necessária para tirar o som. Isso porque você fará apenas um único movimento.

A grande maioria dos guitarristas gosta de combiná-la com os ligados, o que irá trazer uma maior velocidade e deixar a sonoridade ainda mais interessante.

2- Palhetada alternada

Como o seu próprio nome já diz, para realizar esse movimento, basta que você alterne a palhetada, sendo uma pra baixo e uma pra cima.

Essa técnica não é muito utilizada em solos, pois ela não permite que você tenha muita velocidade para emitir os sons.

No entanto, você pode utilizá-la em shapes mais lentos e ter uma pegada e conseguir uma sonoridade diferente do tradicional.

3- Dedos

Essa técnica é frequentemente vista sendo utilizada por violinistas, no entanto, ela também pode ser usada para um solo de guitarra.

Apesar de ser algo mais difícil para ser executado, esse método pode trazer mais sonoridade, dependendo de como for feito.

4- Palhetada híbrida

Por último temos a técnica de palhetada híbrida, da qual consiste em alternar entre a palhetada e os dedos.

Por exemplo: você pode tocar a quinta corda com a palheta, enquanto toca a terceira, segunda e primeira com os seus dedos.

Isso além de trazer uma sonoridade bem diferente do tradicional Sweep Picking, você pode ter a chance de tocar com uma maior velocidade se praticar bem.

Todas essas técnicas podem ser aprendidas juntamente uma das outras, garantindo que você conquiste uma maior experiência no seu solo de guitarra.

+ There are no comments

Add yours