Turi Collura – Referência no ensino online de música


DSC_0821Turi Collura – pianista, compositor, e  professor de música com consolidada experiência didática – diretor pedagógico do site Terra da Música, promete consolidar-se como referência para a informação musical de qualidade em língua portuguesa e revolucionar o  ensino de música

De forma geral, qual é a proposta do Terra da Música?
O Terra da Música é um site de informação e de educação musical. Oferece acesso gratuito a artigos, palestras, entrevistas, vídeos, playbacks, resenhas de livros e publicações etc. Com alguns amigos, realizamos um sonho que eu tinha há cinco anos: criar um site de informação musical em língua portuguesa que fosse referência nacional – e por que não internacional, já que temos alunos de Angola e até da Austrália! Queremos construir a maior comunidade  musical do Brasil que toca, que aprende música, que busca informações sobre equipamentos e instrumentos, e, sobretudo, formação musical. O site nasceu na metade de abril do ano passado, mas já chamou a atenção de leitores, professores de música e de colaboradores. A ideia é a de um site colaborativo. Este é o ponto de força de nossa proposta: agregar valores e conhecimentos, trazendo músicos de ponta, sejam eles professores ou músicos  profissionais.

Além de conteúdos gratuitos, o site vende cursos online. Qual é a proposta didática e a vantagem desses cursos?
A proposta é a de oferecer cursos de qualidade com custos reduzidos e que ajudem o aluno no desenvolvimento do seu potencial artístico e criativo. Os cursos são de instrumento e de matérias teórico-práticas (como composição, arranjo, improvisação, linguagem e percepção musical, rítmica etc). Por meio da tecnologia, músicos de qualquer lugar do mundo têm seu ponto de encontro dentro de uma plataforma de ensino “viva”, interagem, trocam experiências e  informações. Imagine isso: antigamente comprava-se um livro e, sozinhos, íamos ler, tentando entender a ideia de seu autor. Que tal se o livro pudesse ser “vivo”, permitindo a interação entre leitor e autor, ou, ainda entre os leitores? Que tal um livro que contivesse vídeos, botões onde “apertar o play”? Criamos um sistema em que é possível interagir  através da plataforma de ensino à distância. Não existem mais barreiras, basta uma conexão à internet. Ao escolher o curso, o aluno tem à disposição toda a informação e as tarefas organizadas em aulas sequenciais. O aluno pode acessar os seus cursos quando quiser, de onde quiser, com total flexibilidade de horários e de prazo para concluir os estudos.

De que forma o aluno interage com o professor?
A proposta diferenciada em que acreditamos é a da assistência do professor, que está disponível para tirar dúvidas,  avaliar os trabalhos dos alunos, ajudar os músicos em seu desenvolvimento musical. Cada página do curso, cada aula ou tópico possui um espaço para fazer perguntas, comentar, publicar os próprios vídeos, interagir com o grupo e com o professor e assistentes.

Os cursos online são um substituto às escolas de música tradicionais?
A ideia não é substituir as escolas de música, mas somar, agregar valor e oferecer informação de qualidade em campos específicos. Hoje, fazer um curso online chega a custar até 80% a menos que uma uma escola tradicional. Isso acontece  em todas as áreas, não só no âmbito da música.

Quem é o cliente dos cursos online?
De forma geral, todos aqueles que buscam informação: compradores de livros e métodos didáticos, estudantes, profissionais ou professores de música. De fato, podemos distinguir diferentes perfis  de clientes. O primeiro é o aluno que está cursando uma escola tradicional e que em termos de informação e de dinâmicas de estudo/ensino. Há também  o músico, profissional ou amador, que não tem tempo para frequentar uma escola tradicional. Os cursos  online são, ainda, uma fonte de informação, estudo e “reciclagem” para professores de música.

Um elemento  importante dos cursos online em sites do exterior é o fato do aluno receber algum certificado. A proposta do Terra da Música contempla isso?
Sim, certamente. Terra da Música oferece oportunidades de desenvolvimento profissional para músicos e professores de música que desejam crescer no trabalho e na carreira artística. Os certificados são muito importantes. Eles atestam a frequência dos cursos, sua carga horária, a formação e a experiência pela qual o aluno passa. Eles são emitidos  automaticamente assim que o aluno concluir cada módulo ou cada curso, dependendo do caso.

Quem são os professores e colaboradores?
Quanto aos professores, estamos preparando algumas surpresas que envolvem músicos “da pesada”, os nomes são ainda “top secret” (risos)! De forma geral, buscamos profissionais especializados em áreas específicas e avaliamos suas propostas didáticas. A equipe do Terra da Música analisa o diferencial pedagógico, o currículo do professor e o diferencial do curso que pode ser oferecido; estuda, junto a ele, como realizar os conteúdos dentro das diretrizes propostas pelo site. A ideia de base é essa: se alguma coisa leva “o carimbo” do Terra da Música, então deve tratar-se de uma informação relevante e confiável. Há, também, os colaboradores, que contribuem para o conteúdo do site com algum artigo interessante, com entrevistas, vídeos, áudios etc. Recebemos os colaboradores com muito prazer. Alguém tem algo de interessante para contar ao mundo? O Terra está aí para isso!

Acesse o Terra da Música aqui!

 


+ There are no comments

Add yours