10 dicas de como estudar música


Estudar música é a forma mais eficaz de aprender a tocar um instrumento e também de aprender a mais sobre a história dessa arte tão bela.

Com a chegada do isolamento social e da quarentena, as pessoas têm usado seu tempo para fazer este tipo de estudo em casa.

No entanto, é muito comum surgir dúvidas no momento de aprender algo sozinho, sem ter o auxilio de um profissional ou curso.

Pensando nisso, criamos uma lista com 10 dicas de como estudar música em casa, neste perído de distanciamento.

  1. Atente-se a sua postura ao estudar

Ao estudar música em casa, sem a supervisão de um professor, é muito comum que os estudantes não se atentem a sua postura nos estudos.

Porém, isso pode se tornar um problema muito sério com o passar do tempo, principalmente quando nos referimos aos problemas de coluna.

Isso porque treina constantemente em uma postura incorreta pode gerar vícios perigosos no corpo que serão muito difíceis de serem tratados com o passar do tempo.

Então, sempre que for estudar, se sente em um local adequado e se certifique de que sua coluna está ereta corretamente.

  1. Procure um ambiente adequado para os seus estudos.

Assim como a postura, ter o local ideal para estudar também é indispensável e deve ser uma das primeiras coisas a considerarmos.

Se você mora com outras pessoas é importante achar um lugar onde você consiga não ser atrapalhado e nem atrapalhar os outros.

Procure sempre um ambiente que tenha condições para você manter a postura correta para estudar (conforme foi dito anteriormente).

Ou seja, o local ideal não pode ser muito apertado e que conte com cadeiras ou poltronas confortáveis para você passar algumas horas do seu dia aperfeiçoando o seu dom.

De preferência, o lugar precisa ser bem iluminado para que você não force a sua visão lendo os papeis ou o computador.

  1. Mantenha uma freqüência de estudo

Um dos erros mais comuns entre os estudantes de música é a freqüência em que o estudo acontece.

Para que possamos manter o aprendizado, é preciso ter constância para evitar que o aquilo que foi estudado acabe caindo no esquecimento.

Praticar de 2 a 3 horas seguidas em um dia e nos outros deixar o estudo de lado é um erro muito grave.

É muito mais vantajoso aprender sobre seus novos conhecimentos dias seguidos do que muitas horas seguidas.

Isso acontece porque tem uma questão de coordenação motora ao aprender o instrumento. O seu corpo não acompanha a rapidez do seu cérebro e demora um tempo até ele pegar o jeito daquele estudo ou daquela música ou instrumento que você está tentando tirar.

O resultado da sua aprendizagem vai ser muito melhor se você puder estudar de 20 a 30 minutos todos os dias da sua semana.

  1. Utilize o metrônomo

Um dos desafios mais comuns de quem está aprendendo um instrumento musical é desenvolver uma noção rítmica apurada.

É muito normal se confundir nos compassos e perder o andamento da música que está sendo tocada.

Quando você está estudando sozinho é ainda pior, pois as vezes você nem percebe que está correndo ou atrasando em uma canção.

Para começar os estudos, escolha uma velocidade confortável, na qual você acerte o tempo em pelo menos 90%.

Quando acertar tudo, aumente a velocidade e assim por diante.

  1. Toque em cima da música que você está treinando

Ao estudar música em casa, não é possível tocar ao vivo com outros músicos, principalmente no momento em que vivemos.

Por isso, sempre utilize o backing track de uma música para poder tocar por cima dela. Isso te ajuda na interpretação, na dinâmica da música, em conseguir manter o andamento e diversos outros pontos.

Se o backing track da música que você está estudando não existe ou você quer treinar a partir de um arranjo específico, ou em um tom diferente, peça para um de seus colegas músicos gravarem essa base para você.

  1. Grave e compartilhe o que está tocando

Um dos principais problemas de estudar sozinho é não ter o feedback de um professor. Então, uma forma bacana de receber feedbacks é gravando e compartilhando com os seus amigos e familiares.

Quando se sentir seguro e curtir o resultado da sua própria gravação, compartilhe em suas redes sociais.

  1. Assista vídeos aula de qualidade

Uma das melhores formas de aprender sozinho é com o auxílio de vídeos aula. Na internet é possível encontrar inúmeros conteúdos gratuitos para evoluir no aprendizado musical.

Porém, um dos principais desafios é encontrar uma aula que seja realmente de qualidade em meio a tantas opções.

Existem diversos canais com dicas e aulas incríveis e você pode encontrá-los fazendo uma boa pesquisa nas redes, pedindo indicações para seus amigos músicos e seus professores.

  1. Faça cursos online

Os cursos online são ótimas opções para quem quer se aprofundar em determinados assuntos. Grandes professores de música possuem métodos e cursos digitais gravados e disponíveis.

Tem desde cursos gratuitos até aqueles bem mais caros, mas tudo dependerá da sua intenção no momento de investir nos estudos.

Mas é muito importante lembrar que, antes de adquiri um curso, faça uma boa pesquisa, procure avaliações do curso e do professor.

  1. Escute muita música e conheça os novos gêneros

Não se limite a apenas um gênero de música, mesmo que não goste, experimente novas opções para que assim aumente o seu conhecimento nesta arte.

Aproveite seu tempo em casa para escutar todos os tipos de música e consequentemente evolua a sua musicalidade quando estiver tocando.

  1. Nunca desista

Sabemos que pode ser muito difícil aprender um instrumento ou estudar música por conta própria.

Pode ser que as frustrações acabem te desanimando com o passar do tempo, mas é preciso ter em mente que isso é muito normal!

O ideal é sempre ter em mente de que é possível melhorar e evoluir, mas é preciso ter pratica e muito estudo para isso.

Por conta disso, nunca desista das suas aulas e acredite que você poderá se tornar um ótimo músico, mesmo que isso demore mais do que o planejado.

+ There are no comments

Add yours