
A marca Ampeg é uma empresa norte-americana responsável pela criação de amplificadores de baixo elétrico e guitarra elétrica, além de produzir seus próprios baixos e guitarras elétricos.
A empresa possui um reconhecimento internacional pelos seus produtos e mesmo estando a mais de 20 anos no mercado, a Ampeg continua inovando e cativando seus consumidores.
História da marca Ampeg
A marca foi fundada pelo pianista e baixista, Michaels e Everett Hull e iniciou com o nome “Michaels-Hull Electronic Labs”.
O objetivo de Michaels era oferecer aos baixistas da época uma maneira de amplificar seus instrumentos.
O início da empresa foi concentrado na produção de um novo microfone para contrabaixo, que Michaels havia projetado.
Hull possui também um projeto de produzir um amplificador com distorção mínima, pois os amplificadores de válvulas da época distorciam quando seu nível de entrada nominal era excedido.
O microfone que Michaels criou, foi feito para ser inserido no contrabaixo através do orifício da paica, e por conta disto, foi batizado de “Peg Amplification” (que abreviado, possuía o nome de Ampeg).
Após o lançamento do microfone, a empresa alterou definitivamente seu nome para “Ampeg Bassamp Company”.
No ano de 1960, Oliver Jesperson criou um amplificador combinado para a Ampeg, que se tornou o primeiro produto da marca.
O equipamento possuía um chassi que poderia ser girado e inserido na caixa de alto-falante para proteger suas válvulas.
A combinação do equipamento resultou em um amplificador que foi batizado de “Portaflex” e que se tornou um dos amplificadores mais populares dos anos 60.
Com o passar dos anos, a Ampeg aprimorou seus amplificadores e conseguiu criar diversos segmentos de seu primeiro amplificador, que foram um grande sucesso durante anos.
Ainda na década de 60, a Ampeg foi a primeira empresa a incorporar reverberação (reverb) em um amplificador de guitarra com seu R-12-R Reverbrocket, que precedeu o famoso Vibroverb da Fender em alguns anos.
Porém, a quantidade e a qualidade dos shows estavam crescendo rapidamente, e as criações dos pequenos combos da Ampeg não estavam dando conta da demanda que os músicos exigiam.
Para que pudesse recuperar o prejuízo, a Ampeg lançou o que foi considerado seu amplificador de maior sucesso: o Ampeg SVT (Super Vacuum Tube).
O equipamento possuía 300 Watts de potência, com válvulas e uma tela de 8 cones de 10 polegadas.
O Super Vacuum foi apresentado em 1969, e se tornou um ícone da era do rock e possui admiração dos músicos até os dias de hoje.
Em 1971, a Ampeg foi adquirida pela Magnavox, uma conhecida divisão dos “instrumentos Selmer”.
Já no ano de 1985, a Ampeg foi comprada novamente, porém desta vez, pela St. Louis Music, uma empresa que também é proprietária do fabricante de amplificadores Crate.
Com o passar dos anos, a empresa passou a se especializar também em produzir guitarras e baixos elétricos. Alguns deles foram até considerados lendários.
A Ampeg é muito conhecida também, por ter lançado alguns baixos e guitarras com aparências e timbres inusitados.
Atualmente, a marca possui fábricas por todo o mundo, além de continuar sendo muito querida por diversos artistas e músicos.